Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Euribor negativas fazem prestação da casa voltar a baixar em março

Autor: Redação

O teu contrato de crédito à habitação está indexado à Euribor a três ou a seis meses? Então, o mês de março vai trazer-te boas notícias no momento de pagar a prestação da casa, que vai voltar a baixar graças às taxas de juro negativas.

A Euribor (indexante que serve de referência a mais de 90% dos empréstimos à habitação em Portugal) tem vindo a registar uma tendência de queda desde 2008, que se acentuou nos últimos anos, sobretudo, nos últimos meses de 2015 quando a média mensal fez história e entrou em terrenos negativos. 

Desta forma, um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1% vai pagar 474,64 euros a partir de março, menos 10,86 euros do que o valor pago desde a última revisão, em setembro, segundo os cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

No caso de um empréstimo à habitação nas mesmas condições mas indexado à Euribor a três meses, esse cliente vai pagar 470,09 euros a partir do próximo mês, um valor 6,33 euros abaixo do da última revisão, em dezembro.

Estas contas, salienta a agência de notícias, foram feitas tendo em conta os valores do mês de fevereiro até ao dia 25, quando o valor médio da Euribor era negativo em 0,114% a seis meses e 0,181% a três meses. 

Em termos de poupança acumulada, o cliente que tem o empréstimo com taxa Euribor a seis meses e que – segundo a simulação acima – em março vai pagar 474,64 euros, pagava há dois anos – em março de 2014 – 509,59 euros, ou seja, mais 34,95 euros por mês.

Já se a comparação for com 2011, de acordo com os cálculos citados, a diferença é ainda é mais significativa, com esse cliente a pagar então mais 106,56 euros do que hoje.