Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Famílias ganham "bónus" do BCE de mais juros negativos na prestação da casa

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
Autor: Redação

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) veio ontem dar um novo sinal de que está determinado a estimular a economia internacional. Face a sinais de arrefecimento, Mário Draghi admitiu, esta terça-feira, avançar com novas medidas e até descer juros. As palavras do guardião do euro, no âmbito do Fórum em Sintra, traduziram-se em boas notícias para as famílias que “ganharam” seis meses extra de juros negativos no crédito da casa.

“Na ausência de melhorias, de tal forma que o regresso sustentado da inflação à nossa meta é ameaçado, serão necessários estímulos adicionais”, começou por dizer Draghi num discurso nesta terça-feira, acrescentando que “mais cortes nas taxas de juro e outras medidas” fazem parte do leque de instrumentos que o BCE está disposto a assumir.

O mercado reagiu e os futuros das Euribor, as taxas de referência para a grande maioria dos empréstimos para a casa em Portugal - que tendem a acompanhar o movimento dos juros do BCE - entraram em trajetória de queda, estendendo o alívio dos encargos das famílias portuguesas com a prestação do crédito.

Mais 4 anos de juros negativos no empréstimo da casa

O movimento foi de tal forma intenso que os futuros da Euribor a três meses — indexante de referência para cerca de metade dos créditos à habitação existentes em Portugal — prolongaram em seis meses o período em que apontam para que os juros se mantenham em terreno negativo, tal como indica o ECO.

O mercado aponta mesmo para que aquele indexante se possa tornar ainda mais negativo, para assumir daqui a um ano, em junho de 2020, o mínimo de -0,495%. Só a partir daí prevê uma inversão gradual do rumo dos juros para esses assumirem pela primeira vez valores positivos em dezembro de 2023, nos 0,05%.

A confirmar-se essa expectativa, e tal como indica o jornal, as famílias portuguesas poderão contar assim com mais quatro anos e meio de juros negativos no crédito à habitação.