
Debt Service-to-Income (DSTI). É uma recomendação do Banco de Portugal, no âmbito dos novos contratos de crédito. Ficaste em pânico, porque estás em vias de pedir um empréstimo à habitação e não entendes bem o que está em causa? Não te preocupes, porque sabemos que a compra de casa é um processo vital e vamos explicar-te tudo. Na rubrica que o idealista/news tem em parceria com a Deco, continuamos a descodificar as disposições rebuscadas que são utilizadas: hoje trocamos por miúdos esta sigla.
O objetivo é descomplicar ou descodificar alguma da linguagem utilizada pelas instituições de crédito na hora de conceder um empréstimo, porque sabemos que, por vezes, pode ser difícil aos consumidores compreender tudo e isso pode gerar problemas futuros.
Debt Service-to-Income (DSTI)? O que é isso?
A sigla “DSTI”, que em inglês quer significar a relação entre o valor da dívida e o rendimento, refere-se a um conceito já nosso conhecido, a taxa de esforço.
De onde vem este termo e para que serve?
Importa recordar que cabe ao Banco de Portugal (BdP), autoridade de supervisão, promover a estabilidade do sistema financeiro, procurando evitar riscos que coloquem em causa a solidez do setor financeiro português.
Através de Recomendações, o BdP propõe a adoção medidas que visem prevenir esses riscos.
Uma dessas Recomendações respeita aos novos contratos de crédito celebrados com consumidores, como por exemplo um crédito à habitação ou um crédito ao consumo e deseja que os bancos e as instituições financeiras sejam prudentes na concessão de novos créditos.
Os principais objetivos desta recomendação
- Não colocar em risco a estabilidade financeira dos bancos/instituições financeiras;
- Prevenir incumprimentos por parte de consumidores/famílias.
De acordo com o definido nessa Recomendação do Banco de Portugal os bancos quando concedem empréstimos devem obedecer a limites no que respeita ao DSTI.
Concretizando, para calcular este indicador soma as prestações mensais dos créditos detidos e divide o resultado pelo teu rendimento mensal líquido (deduzidos os impostos e contribuições obrigatórias para a Segurança Social). Em seguida multiplica por 100 e terá uma percentagem, que será o seu DSTI.
O BdP recomenda que os bancos não concedam crédito quando o DSTI for superior a 50%.
O indicador a reter
Quando fores pedir crédito o seu DSTI deve ser menor ou igual a 50%.
Mas o desejável seria que não ultrapassasse 35%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta