Trata-se de um documento que é entregue obrigatoriamente pelo banco ao cliente. Especialistas explicam o que é e porque é tão importante.
Comentários: 0
O que é a FINE e qual a sua importância no crédito à habitação?
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

A Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) é um documento pré-contratual de caráter informativo onde estão especificadas as condições financeiras e as despesas imputadas ao cliente nos produtos bancários ou financeiros, nomedamente no crédito habitação ou outros créditos com garantia hipotecária.

A apresentação da FINE é obrigatória em todas as simulações de crédito habitação, com informação organizada de forma idêntica por todas as instituições financeiras, tal como explicam desde o idealista/créditohabitação.

As FINE's apresentam as condições financeiras do crédito habitação, nomeadamente características do crédito, comissões aplicadas e condições de bonificação, caso existam. Neste documento também encontras os planos financeiros do empréstimo, os quais apresentam a evolução do empréstimo durante o prazo de financiamento, parcela de capital e juros de cada prestação, seguros, comissões e outros custos. 

Na secção dos planos financeiros, encontras o plano financeiro do crédito e o mesmo plano com acréscimo de TAN para o máximo valor registado nos últimos 20 anos. O plano com acréscimo de TAN apenas é apresentado nos créditos habitação com modalidade de taxa variável. 

Em suma, "a FINE ajuda-te a comparar as diversas ofertas do mercado e tomar uma decisão informada", relembram os especialistas do idealista/creditohabitação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade