Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Posso vender um imóvel com crédito à habitação? Como tenho de proceder?

Quando o empréstimo da casa é pago na totalidade há um documento que é preciso pedir ao banco: o distrate da hipoteca.

MasterTux por Pixabay
MasterTux por Pixabay
Autor: Redação

O processo de vender casa, colocando o imóvel no mercado, receber uma proposta que agrade (ao proprietário) e acabar por fechar negócio culmina com a formalização da venda da casa livre de ónus ou encargos, uma vez que, em situações normais, ninguém comprará uma casa com uma hipoteca incluída. Preparámos um artigo que ajuda a explicar como é preciso proceder e o que é preciso fazer quando se quer vender uma casa, que tem um crédito à habitação ainda por terminar de pagar.

De modo a que o imóvel fique livre da hipoteca, deves informar o banco que irás efetuar a respetiva venda e identificar o dia, hora e local da escritura de venda, com pelo menos duas semanas de antecedência, tal como explicam desde o idealista/créditohabitação.

A materialização deste processo denomina-se distrate da hipoteca. O distrate é o documento onde a entidade renuncia a hipoteca do imóvel e declara a extinção da dívida. Com este documento, a Conservatória do Registo Predial cancela o registo da hipoteca. 

De modo a obteres esse documento por parte do banco, deves garantir a liquidação do teu empréstimo. Habitualmente, é efetuada uma troca no momento da escritura, onde o banco entrega o distrate da hipoteca e recebe um cheque bancário de valor igual ou superior à dívida atual.

Lembra-te que é possível que o teu crédito inclua uma comissão de cancelamento antecipado.