Há soluções no mercado que contabilizam o valor do terreno como capitais próprios de “entrada” do processo de crédito.
Comentários: 0
Empréstimo para compra de terreno mais construção da casa: como funciona?
Imagem de Bernardo Ferreria por Pixabay

Com a decisão de comprar ou trocar de casa, também surge a ideia de adquirir um terreno para lá se construir a casa que se idealiza. Um processo que pode ser complexo, conforme escrevemos neste artigo, até porque acarreta vários custos. Importa, por isso, saber como funciona o processo de financiamento bancário nestas situações, ou seja, quais são as condições do crédito à habitação para este tipo de operações.

Caso já tenhas adquirido o terreno ou tenhas dinheiro suficiente para o adquirir por tua conta, deves saber que há soluções no mercado que contabilizam o valor do terreno como capitais próprios de “entrada” do processo de crédito, no qual os bancos te emprestam no máximo 90% da totalidade do projeto, isto é, terreno e obras, explicam os especialistas do idealista/créditohabitação.

Por outro lado, se ainda necessitares de financiar parte do terreno, deves ter em consideração que a maioria das entidades não te financiará mais que 50% do valor do mesmo e, normalmente, é necessário que já tenhas projeto aprovado, entre outros documentos.

Desta forma, o ideal será pensares em adquirir o terreno por tua conta, diligenciar o necessário para obter as licenças e contares com o financiamento apenas para a construção do imóvel.

Exceto algumas exceções, o crédito à construção é disponibilizado por tranches à medida que a obra vai evoluindo, sendo que é possível conseguires um período de carência de capital, ou seja, um período em que apenas pagas juros sobre o montante que libertaste, o que permite algum alívio financeiro no momento inicial do processo.

Procura um intermediário de crédito para obteres ajuda a conseguires a melhor solução de financiamento e esclareceres todas as dúvidas sobre o processo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta