Banco de Portugal traça cenário e avisa que vai continuar a "monitorizar e a ver se são necessários ajustamentos" no imobiliário.
Comentários: 0
Preço das casas
Foto de Ono Kosuki en Pexels
Lusa

O administrador do Banco de Portugal (BdP) Luís Laginha de Sousa reconheceu que há alguma "sobrevalorização" no mercado imobiliário, mas não há evidência de que esteja associada à concessão de crédito habitação.

"Até aqui, a nossa conclusão tem sido de que havendo sinais de sobrevalorização do mercado, não temos evidência que isso esteja, sobretudo, relacionado com a concessão de crédito", disse aos jornalistas o administrador do BdP, na conferência de imprensa de apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), divulgado esta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2021,

Falando no Museu do Dinheiro, em Lisboa, o administrador referiu que o supervisor irá continuar a "monitorizar e a ver se são necessários ajustamentos", e caso esse seja o caso, o BdP não deixará de "tomar decisões em conformidade".

Os fatores que impactam na evolução dos preços das casas e podem gerar preocupação

Anteriormente, o governador do BdP, Mário Centeno, já tinha reconhecido que no banco central há "sempre uma preocupação muito significativa sobre o funcionamento desse mercado", até "pela dimensão dos desequilíbrios que até historicamente se foram acumulando" no setor.

Mário Centeno reconheceu que até pelo "papel dos não residentes nessa área", e pela "evidência" de "alguma canalização de poupanças em termos relativos", o mercado imobiliário "possa ser motivo de procura robusta".

"Tem um impacto esperado, que é de pressão adicional" sobre a inflação, afirmou o governador, para logo a seguir descartar "um impacto significativo em termos daquilo que consideramos ser a evolução geral dos preços" das casas.

No REF, agora publicado, o BdP alerta para "alterações nas condições de financiamento nos mercados internacionais, com impacto nos preços do mercado imobiliário residencial e no custo de financiamento do soberano e dos restantes setores institucionais".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta