Preços das casas tem vindo a aumentar durante a pandemia em território nacional, aponta o regulador.
Comentários: 0
Correção dos preços das casas
Foto de Mikhail Nilov en Pexels

O mercado imobiliário está na mira das autoridades monetárias. O Banco Central Europeu (BCE) deixou recentemente um alerta: “O risco de correções de preços em alguns mercados imobiliários e financeiros aumentou". E será o caso de Portugal? O Banco de Portugal (BdP) garante que neste ponto o país está protegido e explica porquê.

Os preços das casas estão em alta em mais de metade dos países da União Europeia. E o que é que está a contribuir para este cenário? A par do aumento da procura, da subida das poupanças das famílias e das baixas taxas de juro, está também a redução dos critérios de concessões de crédito, isto é, os bancos estão a conceder créditos correndo mais riscos. E quais são as consequências? Este cenário “deixa os mercados mais propensos a correções, em particular em países com maiores níveis de avaliações”, apontou o BCE no Relatório de Estabilidade Financeira de novembro de 2021.

Preços das casas em Portugal
Foto de Kampus Production en Pexels

Também em Portugal os preços das casas estão em alta. “À semelhança do observado na área do euro, os preços no mercado imobiliário residencial continuaram a aumentar em Portugal durante a pandemia, embora a um ritmo mais lento”, referiu o BdP no Relatório de Estabilidade Financeira mais recente. Mas ao contrário do que acontece em vários países da europa “o crédito bancário interno não tem sido o principal fator subjacente à subida dos preços da habitação”, lê-se no mesmo relatório, que assume mesmo que é “a robustez da procura por não residentes" que está por detrás desta subida.

Se ocorrer uma correção de preços em Portugal, esta “tenderá a ser mitigada pela redução nos últimos anos do rácio de endividamento das famílias, para todos os níveis de rendimento e pela melhoria do perfil de risco dos mutuários, seguindo a Recomendação macroprudencial relativa a novos créditos ao consumo e à habitação”, aponta o regulador liderado por Mário Centeno. Isto quer dizer que Portugal está protegido num cenário de correção de preços das casas, mesmo com a retirada das medidas de apoios como é o caso das moratórias bancárias.

Correção dos preços das casas na europa
Foto de Anna Shvets en Pexels

A verdade é que os dados mostram que o mercado residencial português é resiliente a um cenário de ajuste de preços. “A distribuição dos rácios Loan-to-value (LTV) na carteira de crédito à habitação dos bancos evidencia resiliência a uma potencial correção dos preços neste mercado”, aponta ainda o BdP no mesmo relatório que foi publicado em junho. De qualquer modo, o regulador “recomenda o acompanhamento dos sinais de uma eventual sobrevalorização dos preços”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta