Euribor a 12 meses voltou a ultrapassar a fasquia dos -0,5% em dezembro. E deverá continuar em território negativo.
Comentários: 0
Euribor negativa no crédito habitação
Freepik

A Euribor a 12 meses voltou a surpreender tudo e todos no final do ano. Foram vários os altos e baixos ao longo de 2021 - é certo. E nos últimos dias de 2021, a Euribor a 12 meses voltou a quebrar a barreira dos -0,5%, regressando, assim, a mínimos históricos.

Este é já o sexto ano em que a taxa Euribor está em território negativo. E as previsões apontam para que se mantenha abaixo de 0% pelo menos até 2023. Pelo menos este é o cenário desenhado pelo banco espanhol Bankinter. 

No seu último relatório de previsões para o próximo biénio, a instituição financeira coloca a Euribor a 12 meses em -0,3% em 2022 e -0,2% em 2023. Ou seja, em níveis semelhantes aos registados no final de 2019.

Esta previsão diz-nos que não são esperados grandes movimentos nas taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE). Recentemente, o regulador afirmou que não será de esperar um aumento rápido nem de grande magnitude das taxas de juro do BCE nos próximos anos, tal como noticiou o idealista/news.

Se as previsões traçadas pelo Bankinter se cumprirem, a Euribor a 12 meses aproximar-se-á gradualmente de valores positivos. Esta é uma teoria também apoiada por outos especialistas do mercado financeiro, que anteveem aumentos muito moderados e graduais.

A boa notícia é que a Euribor a 12 meses irá manter estável ​​as prestações variáveis ​​dos empréstimos, embora possam ocorrer ligeiros aumentos face aos níveis atuais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta