Como acautelar uma possível subida das taxas? E o que muda com os novos limites de idade para pagar o empréstimo? Explicamos.
Comentários: 0
Subida dos juros na prestação da casa
Foto de Alena Darmel en Pexels

Milhares de famílias portuguesas recorrem ao crédito habitação para comprar casa. E, agora, deparam-se com várias mudanças à espreita. As taxas Euribor – às quais estão indexados os créditos habitação com taxa variável - podem subir já na segunda metade do ano, à boleia de um eventual aumento da taxa de juro diretora pelo Banco Central Europeu (BCE). E, por outro lado, as idades limite para pagar o empréstimo da casa também vão mudar para quem tem mais de 30 anos, tal como anunciou o Banco de Portugal (BdP). Sabe como tudo isto vai influenciar a prestação da casa a pagar ao banco e como te podes acautelar.

A inflação na Europa está em alta e, para travá-la, está em cima da mesa a subida a taxa de juro diretora pelo BCE, que está fixa nos 0% desde março de 2016 e assim tem permanecido. Se se confirmar uma subida a taxa de juro em 2022, espera-se que seja gradual e ligeira. Mas tudo isto vai influenciar o aumento das taxas Euribor, que estão hoje em terrenos negativos.

A verdade é que já é visível uma ligeira correção das taxas da Euribor nos últimos meses. A Euribor a 12 meses - o indexante mais usado nos novos contratos de crédito habitação em Portugal – atingiu os -0,431% no primeiro dia do mês de fevereiro, depois de ter registado -0,505% em dezembro de 2021. Continua negativa, é certo, mas segundo as previsões da Deco Proteste, poderá subir entre 0,5 ou 1 ponto percentual até ao final do ano.

Como vão subir os juros no crédito habitação
Foto de Jack Sparrow en Pexels

Este cenário terá, de resto, impacto nos créditos habitação (novos e existentes) refletindo-se nas prestações a pagar todos os meses aos bancos, tal como explica o idealista/news neste artigo. E é, por isso, importante saber como te podes acautelar se a subida das taxas de juro se confirmar no curto prazo. De acordo com a Deco Proteste, podes fazer o seguinte:

  • Faz simulações para o seu caso e perspetiva o impacto de uma eventual subida dos juros no teu orçamento familiar. Recorda-te que as prestações mensais dos créditos não devem superar 35% do rendimento mensal disponível. Se acontecer, podes pensar em renegociar as condições do crédito;
  • Se o teu contrato de crédito habitação prevê um spread superior a 2% poderás renegociar, isto porque vais encontrar com facilidade melhores propostas. Depois, compara as propostas olhando para a TAEG e opta pela menor. Se o banco onde tens o empréstimo da casa não quiser acompanhar a melhor proposta da concorrência, então podes sempre transferir o crédito para o outro banco;
  • Pondera aumentar o prazo do empréstimo ou estabelecer um período de carência. Ambas as opções permitem um alívio no encargo mensal, mas podem representar um custo adicional no final do contrato, alerta a Deco Proteste. E nota que a partir de abril de 2022, o alargamento do prazo está sujeito aos novos limites de idade para pagar créditos habitação;
  • Pondera contratar uma taxa fixa para ficares “imune” às oscilações das taxas de juro. Note-se que esta opção pode implicar pagar mais do que nos empréstimos com taxa variável. Neste artigo, explicamos tudo sobre como mudar o crédito habitação de uma taxa variável para uma taxa fixa.

Subida dos juros no crédito habitação
Foto de Alena Darmel en Pexels

Novos limites de idade no crédito habitação: o que muda?

Há também novidades para quem pretende fazer um novo crédito habitação. O BdP emitiu a semana passada uma recomendação macroprudencial que vem limitar os prazos máximos de pagamento dos empréstimos consoante a idade dos titulares. E que vai entrar em vigor já no dia 1 de abril de 2022. Mas o que é que vai mudar?

Ora, quem tem 30 anos ou menos pode continuar a pedir um prazo máximo de pagamento do crédito habitação de 40 anos. A partir desta idade as mudanças começam a surgir: quem tiver entre 30 e 35 anos, já só pode pedir uma maturidade máxima de 37 anos (ou seja, menos 3 anos). E quem tiver mais de 35 anos apenas pode pagar o seu crédito habitação durante 35 anos (-5 anos), lê-se no comunicado publicado pelo BdP.

Mas, contrário da subida de juros, esta recomendação “não vai afetar os créditos habitação já contratados com os prazos anteriores, uma vez que a medida é só aplicada aos novos empréstimos”, esclarecem desde o idealista/créditohabitação.

Por outro lado, “quem tem créditos a decorrer com empréstimos mais curtos, não pode alargar o prazo além dos limites definidos na nova recomendação, que apenas terão impacto para quem tem entre 30 e 40 anos”, esclarecem. Neste artigo, explicamos como esta mudança vai influenciar a prestação da casa a pagar todos os meses ao banco com recurso a casos concretos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta