Juros dos empréstimos bonificados descem à boleia da Euribor a 6 meses. Regime é aplicado a pessoas com deficiência.
Comentários: 0
Juros no crédito habitação bonificado
Freepik

As taxas Euribor estão a descer há vários meses, refletindo-se nos juros nos novos créditos habitação. Mas não só. Também os juros dos créditos bonificados para compra de casa, concedidos a pessoas com deficiência, caíram para 4,255% em julho, valor que vigora até ao final deste ano, revelou o Estado.

As pessoas portadoras de deficiência, com um grau de incapacidade superior a 60%, podem pedir um crédito para a compra de habitação própria e permanente com juros bonificados. Estes empréstimos bonificados também se aplicam a obras de conservação ou de melhoria das habitações.

A taxa de juro dos créditos bonificados para compra de casa é definida semestralmente pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, que tem por base a Euribor a 6 meses no primeiro dia útil do mês anterior ao início do semestre, a qual é acrescida de um spread de 0,5%.

Esta segunda-feira, dia 15 de julho, o Estado divulgou os juros bonificados que vão vigorar no segundo semestre deste ano. "A taxa de referência para o cálculo das bonificações (TRCB) a vigorar entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2024 é de 4,255 %”, lê-se no Aviso n.º 14397/2024/2. Este é um valor 0,249 pontos percentuais inferior ao praticado no semestre anterior (4,504%).

Além das pessoas com alto grau de incapacidade poderem pedir créditos bonificados – embora os bancos não sejam obrigados a conceder empréstimos ao abrigo do regime – também é possível fazer um crédito habitação “normal” e mudar para o regime bonificado mais tarde. Isto desde que o montante do empréstimo seja de 190 mil euros ou inferior e o financiamento não seja superior a 90%, recorda o ECO.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta