As taxas Euribor têm estado a descer para todos os prazos nos últimos meses, antecipando o novo corte dos juros do Banco Central Europeu (BCE) esperado para a reunião da próxima quinta-feira, dia 12 de setembro. E a expectativa dos analistas é que a Euribor possa fechar o ano em torno de 3% ou até num patamar inferior, o que trará maior alívio às famílias que estão a pagar créditos habitação a taxa variável.
Em agosto, a Euribor a 12 meses voltou a cair pelo quinto mês consecutivo para 3,166%, assinalando mesmo a maior descida mensal desde outubro de 2022. “As taxas Euribor já refletem a tendência de descida das taxas de juros, daí termos a Euribor a 12 meses cada vez mais próxima dos 3%”, analisa Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação.
“Ao que parece, o mercado interbancário adiantou-se à esperada descida de taxas por parte do BCE na sua próxima reunião de 12 de setembro e registou uma queda acentuada no último mês”, indicam ainda os analistas da Ebury. E, na sua perspetiva, esta é “uma boa notícia tanto para o mercado hipotecário como para os cidadãos que subscreveram um empréstimo habitação de taxa variável, pois verão finalmente as suas prestações diminuir na próxima revisão”.
Na primeira semana de setembro, a Euribor a 12 meses tem continuado a descer na sua taxa diária, caindo abaixo de 3,1%, estando a média provisória situada em 3,093%. “Acreditamos que a Euribor irá muito provavelmente continuar a descer nas próximas semanas, devido ao esperado corte de taxas pelo BCE”, projetam desde a Ebury, acreditando, contudo, que esta redução poderá ser mais “limitada”, uma vez que o indexante tem vindo a descontar este futuro corte.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.
Como vai evoluir a Euribor até ao final de 2024? E em 2025?
As perspetivas sobre a evolução da Euribor até ao final do ano são otimistas. Vários analistas de mercado acreditam mesmo as taxas Euribor possam cair para 3% (ou até abaixo desse patamar) até ao final do ano.
Os analistas da Ebury mantêm a previsão de que a Euribor rondará os 3% - 3,5% no final de 2024. Mas Miguel Cabrita, do idealista/créditohabitaçãom admite que “é possível que tenhamos as taxas Euribor abaixo dos 3% ainda este ano, se a inflação continuar a baixar”. Já Filipe Garcia, economista da IMF - Informação de Mercados Financeiros, vai mais longe indicando que as projeções do mercado apontam para que a Euribor a 6 meses desça para 2,84% e Euribor a 12 meses para 2,74% até ao fim de 2024, cita o Dinheiro Vivo.
Se esta tendência de descida se mantiver ao longo de 2025, a Euribor a 6 meses pode mesmo chegar aos 2,20% e a Euribor a 12 meses a 2,36% no próximo ano, refere o mesmo jornal. Isto quer dizer que, se tudo se confirmar, as famílias que estão a pagar créditos habitação (ou pensam contratar) podem esperar prestações da casa bem mais baixas.
Claro que a evolução da Euribor dependerá do ritmo de redução das taxas por parte do BCE. Há um amplo consenso entre especialistas de que o regulador europeu liderado por Christine Lagarde vai descer os juros em setembro e que a descida mais provável será de 25 pontos base. Mas o que irá acontecer a seguir?
“O BCE continuará a atuar com as devidas cautelas, pelo que as descidas poderão não ser tão rápidas como é esperado por alguns”, aponta Miguel Cabrita. E os mesmo dizem os especialistas da Ebury: “O mercado prevê mais três cortes nas taxas até ao final do ano. No entanto, na nossa opinião, esta perspetiva sobre o ciclo de flexibilização é excessivamente agressiva. Acreditamos que o BCE vai reduzir as taxas de juro nos próximos meses de forma mais gradual do que os mercados esperam atualmente”.
A perspetiva da Ebury é que o banco central reduza as taxas mais duas vezes este ano, em setembro e dezembro. “Se o BCE confirmar este ponto de vista na sua próxima reunião, a queda da Euribor poderá abrandar e o indicador poderá mesmo subir ligeiramente a curto prazo, uma vez que os mercados preveem um cenário diferente”, concluem.
Para poder comentar deves entrar na tua conta