Esta análise é fundamental para saber se tens capacidade financeira para pagar as prestações da casa todos os meses.
Comentários: 0
Solvabilidade no crédito habitação
Freepik
Deco Alerta
Deco Alerta (Colaborador do idealista news)

Antes de pedires um crédito habitação, importa fazer contas à vida para saber se tens capacidade de o pagar. Esta análise trata-se da solvabilidade dos mutuários, um cálculo que deve ser feito previamente por ti e depois pelo banco, considerando rendimentos, despesas e compromissos financeiros mensais. Explicamos em detalhe tudo o que é preciso saber sobre a solvabilidade no crédito habitação neste artigo preparado pela Deco.

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Queremos comprar casa e decidimos pedir crédito ao banco. Temos conversado com familiares e amigos, e todos me falam na importância de analisar a minha solvabilidade. Afinal de que se trata a solvabilidade? E é o banco que deve fazer essa análise ou somos nós? 

Esta análise deve ser feita logo à partida por vocês. Portanto, se vão pedir um empréstimo para comprar casa, deverão avaliar se têm capacidade para assumir esse crédito, ou seja, de pagar as prestações mensais. 

Mas o banco ou a instituição financeira que responder positivamente ao vosso pedido e vos conceder o crédito habitação tem também o dever de avaliar se têm capacidade financeira para cumprir esse compromisso que decorrerá do contrato de crédito. Ora, é exatamente isto a “análise (ou avaliação) da solvabilidade do devedor”.

Esta avaliação deve ser feita antes da concessão de crédito e ser devidamente fundamentada, baseando-se num conjunto de fatores e informação que vos poderá ser solicitado. Fatores como idade, situação financeira, rendimentos ou despesas regulares do consumidor serão relevantes nessa análise.

O banco avaliará ainda as outras responsabilidades de crédito que possam ter e o seu peso no rendimento mensal. Esta avaliação pode ser feita através da consulta de bases de dados como o Mapa de Responsabilidades de Crédito da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, desde que salvaguardadas as questões relacionadas com a proteção dos vossos dados pessoais.

Não será fator decisivo a diferença entre o valor do imóvel e o montante do crédito habitação solicitado, à exceção de crédito para construção ou obras.

Deverá também ser avaliado um eventual futuro cenário pessimista, com possível impacto negativo na vossa capacidade de cumprimento, designadamente uma eventual quebra de rendimento, um aumento de despesas ou da taxa de juro, se o crédito for de taxa variável ou mista.

Ainda tens dúvidas? Contacta connosco. 

Conta sempre com a nossa Associação: deco@deco.pt, 21 371 02 00. Visita o nosso site: www.deco.pt. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta