
Em fevereiro, as taxas Euribor voltaram a registar descidas em todos os prazos – depois de uma oscilação na Euribor a 12 meses, no mês passado - proporcionando um alívio significativo nas prestações da casa pagas pelas famílias com crédito habitação a taxa variável. Este movimento reflete a tendência de queda contínua das taxas de juro na zona euro, influenciada pelas políticas monetárias do Banco Central Europeu (BCE). O que se espera para o futuro? Ninguém sabe, mas a perspetiva do mercado é que continuem a trajetória de descida.
Já no próximo dia 6 de março de 2025, quinta-feira, o guardião do euro volta a reunir-se para tomar uma decisão sobre as taxas de juro na zona euro. Especialistas do setor financeiro antecipam que as taxas Euribor continuem a descer ao longo de 2025, embora a um ritmo mais moderado. Esta tendência está alinhada com as expectativas de novos cortes nas taxas de juro por parte do BCE, em resposta à evolução económica da zona euro. Contudo, é importante notar que fatores económicos globais, como políticas comerciais e indicadores de inflação, podem influenciar a trajetória futura das taxas Euribor.
Ainda assim, “as boas notícias para o mercado hipotecário continuam, pois continuaremos a ver como as renovações anuais dos créditos habitação a taxa variável trazem grandes poupanças aos consumidores", de acordo com Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal. Além disso, "a batalha comercial entre os bancos garante que os empréstimos poderão ser contratados nas melhores condições que temos visto em últimos anos”, acrescenta.
“O mercado está a descontar um corte de 25 pontos base, o que daria um novo impulso às descidas da Euribor. A questão fundamental é saber quantas vezes o banco central irá reduzir as taxas de juro este ano”, comentam os analistas da Ebury Portugal. Segundo os especialistas, as recentes declarações do Conselho Geral “parecem indicar que o foco está no crescimento económico, o que sugere até mais três cortes de 25 pontos base.” No entanto, “a inflação global tem vindo a aumentar há cinco meses consecutivos devido ao aumento dos custos da energia, reduzindo assim a margem de manobra do BCE”.
Além disso, de acordo com a Ebury, o supervisor europeu da banca está atento aos desenvolvimentos e enquadramento político dos Estados-Membros, nomeadamente da Alemanha, acabada de sair de eleições. Friedrich Merz assumirá o cargo de novo chanceler e o mercado está na expectativa de saber que estratégia colocará em prática para reanimar a maior economia da Europa - mergulhada, também, numa crise habitacional.
Evolução das taxas Euribor em fevereiro de 2025
De acordo com os dados disponíveis, as médias mensais das taxas Euribor foram as seguintes:
- Euribor a 3 meses: desceu para 2,525% em fevereiro, uma redução mensal de 0,179 pontos percentuais (p.p.);
- Euribor a 6 meses: voltou a cair para 2,460%, menos 0,154 p.p. face ao mês anterior;
- Euribor a 12 meses: foi de 2,407%, menos 0,118 p.p. que em janeiro, mês em que foi registado uma evolução neste indexante, que interrompeu um ciclo de nove meses de quedas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Impacto nas prestações do crédito habitação
Para avaliar o impacto destas descidas nas prestações mensais, consideremos as simulações do idealista/créditohabitação, que têm em conta um empréstimo da casa a taxa variável contratado em março (que usa a média mensal da Euribor de fevereiro) no valor no valor de 150.000 euros, com spread 1% e prazo de 30 anos:
- Euribor a 3 meses (2,525%): a prestação da casa será de 675 euros nos primeiros três meses do contrato, menos 15 euros face ao mês anterior.
- Euribor a 6 meses (2,460%): a prestação da casa a pagar em março e nos cinco meses seguintes será de 670 euros, menos 12 euros face à prestação calculada para um crédito assinado em fevereiro;
- Euribor a 12 meses (2,407%): aqui a prestação da casa será de 665 euros nos doze meses começados em março de 2025, menos 11 euros do que quem contratou o empréstimo em fevereiro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta