
Continua a assistir-se a um aumento do montante total de créditos habitação em Portugal, tendo-se fixado em 104,4 mil milhões de euros no final de março de 2025. O Banco de Portugal (BdP) refere que os empréstimos da casa subiram 5,4% num ano, sendo este o maior crescimento anual registado desde 2008.
“O stock de empréstimos para habitação aumentou 908 milhões de euros relativamente a fevereiro, totalizando 104,4 mil milhões de euros no final de março”, refere o BdP no boletim estatístico divulgado esta terça-feira, dia 29 de abril. A isenção de IMT e a garantia pública para jovens ajudam a explicar este aumento, a par da redução dos juros.
Face ao mesmo mês de 2024, registou-se um crescimento do montante total de créditos habitação no país de 5,4%, mantendo a “trajetória de aceleração” e atingindo “a maior taxa de variação anual desde setembro de 2008”, refere ainda o supervisor bancário. Este crescimento está ainda bem acima do observado no conjunto da área euro, que foi de 1,4% nesse mês.
O BdP revela que, no final de março, havia 1,96 milhões de devedores de crédito habitação, mais 2.476 devedores do que no mês anterior. Mas face a um ano antes, contabilizam-se menos cerca de 13 mil devedores.
O crédito habitação é o que tem maior peso no conjunto de empréstimos a particulares no país, que registou uma subida anual de 5,8% em março para 135,2 mil milhões de euros, um valor superior ao registado em fevereiro quando foram registados cerca de 134 mil milhões.
No que diz respeito ao crédito ao consumo e outros fins registou-se um aumento de 218 milhões de euros relativamente a fevereiro, para 30,8 mil milhões de euros (a subida anual foi de 7,1%). Aqui o crédito pessoal subiu para 12,8 mil milhões de euros, o crédito automóvel aumentou para 8,5 mil milhões de euros e os cartões de crédito cresceu para 3,2 mil milhões de euros, que se traduziram em taxas de variação anuais de 7,6%, 10,1% e 9,1%, respetivamente.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta