Comentários: 0
Sabias que por ano pagas 258 euros para usar dinheiro?
GTRES

Por utilizares o dinheiro, em diferentes formas de pagamento, tens um custo anual médio de 258 euros. Somando notas e moedas, cheques, cartões, débitos diretos e transferências bancárias, o custo social do dinheiro equivale a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, um total de 2,7 mil milhões de euros, em compras, vendas e outras transações.

A terceira edição do estudo “Os Custos sociais dos instrumentos de pagamento de retalho em Portugal”, que faz o retrato do uso dos meios de pagamento em Portugal, mostra pela primeira vez como é que os consumidores, além da banca e das empresas, suportam os diversos custos associados ao uso do dinheiro.

Segundo esse trabalho, divulgado nesta quinta-feira e citado pelo Dinheiro Vivo, o débito direto é, naturalmente, “o instrumento com menor custo unitário para os consumidores, no valor de 3 cêntimos por pagamento”.

Mas tendo em conta todos os pagamentos feitos com cartão de débito, estes surgem “como a segunda opção mais económica para os consumidores” (20 cêntimos por utilização), abaixo do numerário que implicou um custo unitário de 24 cêntimos por pagamento feito com notas e moedas.

Apesar das comissões cobradas nos cartões de débito (54% do custo total deste instrumento de pagamento), o Banco de Portugal mostra que estes cartões acabam por sair mais baratos aos consumidores porque permitem uma grande poupança de tempo face a outros meios de pagamento (menos de 1 minuto por transação), sustenta o estudo.

O custo escondido das notas e moedas

OBanco Central, tal como escreve o jornal, diz que tem a ver, essencialmente, com o dispêndio de tempo para realizar a transação. Em média, cada vez que se faz um pagamento com dinheiro vivo, o consumidor gasta cerca de dois minutos do seu tempo. Isto traduz-se num custo de oportunidade: quanto ganharia ele se em vez de ter usado esse tempo a pagar coisas, tivesse auferido um rendimento equivalente?

 “Os custos de tempo assumem maior relevância no caso do numerário (98% dos custos) e das transferências a crédito (77%). As comissões suportadas pelos consumidores foram particularmente significativas no cartão de crédito (89%) e nos cheques (76%)”. Usar cheques e cartões de crédito é o mais caro", aponta o BdP.

O uso de cheques está totalmente em declínio: o uso de cartões e de transferências é, em contrapartida, cada vez mais popular.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta