Os cartões de crédito e as contas a descoberto são a principal causa do endividamento das famílias no país. Segundo os dados ontem publicados pelo Banco de Portugal, no mais recente Relatório de Supervisão Comportamental, 81% de todos os contratos de crédito em incumprimento em 2014 foram relativos exatamente na área do crédito ao consumo.
O crédito ao consumo lidera também as reclamações dos clientes bancários em 2014, cujo total foi ainda assim inferior a ano anterior. O Banco de Portugal, segundo o documento citado pelo Diário Económico, recebeu 14.157 reclamações da sua competência em 2014 e mais de 50% incidiram sobre este tipo de financiamento.
Entre as matérias mais reclamadas no crédito aos consumidores surgem novamente destacados os cartões de crédito (46%), seguidos pelo crédito pessoal (29,8%). Os portugueses reclamam, principalmente, de questões relacionadas com o regime geral do incumprimento, como por exemplo, a não apresentação pela instituição de crédito de propostas para a prevenção ou regularização do incumprimento, bem como a não adopção atempada dos procedimentos associados às situações de incumprimento.
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