Deco Alerta: Queres renegociar créditos? Cuidado com as empresas que consultas

São várias as empresas que prometem ajudar os consumidores que se encontram em dificuldades financeiras. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te que cuidados deve ter caso optes por esta solução.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
Infelizmente estou desempregada há já dois anos e esgotei, em outubro do ano passado, as minhas poupanças. Atualmente não consigo assumir o pagamento da prestação da casa, nem tão pouco da água e da luz. Vi num jornal um anúncio de uma empresa que ajuda as pessoas que estão nas minhas condições a resolver as suas dívidas e a renegociar os créditos. É seguro? Que conselhos me podem dar?
Cara leitora, a tua pergunta vem dar razão à preocupação da Deco sobre estas “empresas” que se comprometem a ajudar os consumidores que se debatem com dificuldades financeiras, prometendo soluções fáceis para os seus problemas. Afirmam que conseguem renegociar os seus contratos de crédito, conceder-lhes crédito ou até resolver os seus problemas mesmo quando há créditos em tribunal, penhoras, informações negativas no Banco de Portugal (BdP)...
A situação mais frequente é a da empresa que se propõe a prestar serviços que obrigam o consumidor a pagar, a título de despesas de expediente, honorários ou comissões, valores que variam entre os 75 e os 300 euros. Depois de efetuado o pagamento, o consumidor é, na maior parte das vezes, informado que a proposta não foi aprovada, sem ter direito à devolução do montante pago.
Assim, e para reduzir riscos, aconselhamos-te, caso pretendas avançar com a intenção de contratar os serviços de uma dessas empresas, a exigir um contrato de serviços para que o possas analisar previa e cuidadosamente. Caso te exijam o pagamento de honorários pelos seus serviços, não deves suportar esses custos antes de o negócio ser concretizado; exceto se houver garantia de reembolso em caso de não aprovação.
É importante também que estejas informada sobre o facto de as atividades de mediação e consultoria não estarem, por lei, sujeitas à supervisão do BdP, nem constarem do registo de entidades por este autorizadas. Consequentemente, o BdP não tem competência para regular, fiscalizar ou sancionar tais entidades nem para apreciar queixas ou reclamações relativas à sua atuação. Estes consultores, intermediários e mediadores exercem a atividade sem controlo e lesando diariamente os consumidores, estando totalmente fora da alçada do BdP.
A Deco tem vindo a acompanhar a conduta de algumas destas empresas, denunciando as inúmeras situações lesivas dos interesses económicos dos consumidores e alertando as autoridades para a necessidade de regulamentação dessa atividade.
Informa-te melhor antes de agir: http://gasdeco.net/noticias/promessas-renegociacao-e-credito-facil/