Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Nova nota de 50 euros já está a circular e é menos falsificável

Gtres
Gtres
Autor: Redação

A nova nota de 50 euros, a circular desde esta terça-feira, 4 de abril de 2017, está dotada de novos elementos de segurança que evitam a sua falsificação. Há elementos que se mantêm, como a cor alaranjada. Mas há claras diferenças que se podem identificar através do método "tocar, observar e inclinar". 

O Banco de Portugal explica por exemplo que, as novas notas, quando observadas a contraluz tornam-se visíveis a janela com retrato, a marca de água com retrato e o filete de segurança. Por outro lado, nas margens da frente da nota existem pequenas linhas impressas em relevo, que facilitam a identificação da nota, especialmente por cegos e amblíopes. E no caso de se inclinar uma nota, a banda prateada revela um retrato de Europa numa janela transparente e o número esmeralda apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. 

A nova nota de 50 euros faz parte da segunda série de notas Euro – Série Europa – que está a ser colocada no mercado a pouco e pouco. No âmbito desta nova série estão já em circulação as notas de 5 euros, 10 euros e 20 euros. O objetivo é colocar oportunamente no mercado novas notas de 100 euros e de 200 euros.