Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Notas de 500 euros vão deixar de ser produzidas, mas continuarão a circular

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

As notas de 500 euros vão deixar de ser produzidas dentro de menos de dois anos. O Banco Central Europeu (BCE) decidiu esta quarta-feira acabar com a sua emissão em 2018, assegurando que as notas deste valor já em circulação vão continuar legais e a manter o seu valor As novas notas de 100 e de 200 euros da série Europa deverão ser introduzidas nessa altura.

"O Conselho de Governadores do BCE decidiu hoje não continuar a impressão das notas de 500 euros e exclui-las da série Europa, tendo em consideração preocupações que esta nota poderia facilitar atividades ilícitas", informa a instituição numa nota publicada na sua página oficial, citada pela Lusa.

A instituição liderada por Mario Draghi garante que a nota de 500 euros vai permanecer legal e pode, por conseguinte, continuar a ser utilizada como um meio de pagamento e de armazenamento de valor.

O BCE assegura ainda que, juntamente com os bancos centrais nacionais da área do euro, "tomará medidas para garantir que as restantes notas estão disponíveis em quantidades suficientes", segundo escreve ainda a agência de notícias portuguesa.