Comentários: 0

Os preços para o envio de cartas e encomendas até 100 gramas pelos CTT aumentam a partir de hoje, passando a custar em média mais 2,4%, continuando os envios mais pesados a ter os mesmos custos. A Deco denuncia que o preço do envio de correio normal nacional até 20 gramas já subiu mais de 50% nos últimos quatro anos, criticando o regulador ANACOM por não fornecer dados para analisar os aumentos. Em março de 2013, o selo do correio normal nacional até 20 gramas custava 0,32 euros e a partir de hoje custa 0,47 euros.

Numa nota divulgada hoje, e citada pela Lusa, a Deco - Associação de Defesa do Consumidor lembra que, apesar desse aumento médio, os preços dos CTT têm aumentado desde 2013 e que o "correio normal nacional até 20 gramas, dos mais usados pelos consumidores, é aquele que apresenta a situação mais gravosa, registando um aumento acumulado do preço base superior a 56%".

O patamar seguinte, segundo escreve a agência de notícias, diz respeito às missivas entre 20 e 50 gramas em formato normalizado, e aqui o preço passa de 0,60 euros para 0,65 euros, enquanto entre os 50 e os 100 gramas dá-se um aumento também de cinco cêntimos, de 0,75 euros para 0,80 euros. A partir daí, há uma manutenção no tarifário: encomendas e cartas entre os 100 e 500 gramas ficam nos 1,40 euros e entre 500 gramas e dois quilos o preço é de 3,25 euros.

"Os aumentos não se fazem sentir com a mesma intensidade em todos os serviços, nem para todos os clientes. No correio normal nacional para os utilizadores ocasionais os preços agravam-se, em média, 5,5%, contra 2,1%, no caso do correio em quantidade, ou seja para os clientes com contrato. No correio azul nacional os utilizadores ocasionais também são os mais penalizados, registando-se um aumento médio de 7,2%, contra 5,8% para os contratos", acrescenta.

Para a associação, "esta discrepância é injustificada, deixando perceber que há dois pesos e duas medidas quando importa agravar os preços, ficando o grosso - invariavelmente - do lado dos consumidores".

A Deco diz compreender que "o sistema de preços dos serviços que compõem o serviço postal universal obedece ao princípio da orientação para os custos, cuja aplicação deve efetuar-se de forma progressiva, para, no limite, assegurar a sustentabilidade do serviço e garantir a acessibilidade a todos os utilizadores".

No entanto, critica "a ausência de dados públicos para fundamentar os aumentos de preços propostos pelos CTT e aprovados pela ANACOM", a Autoridade Nacional das Comunicações, que regula este setor.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade