Comentários: 0

Talvez não saibas, mas a cada hora cinco estrangeiros tornam-se portugueses. E, a partir de agora, vai ainda ser mais fácil obter a cidadania portuguesa. O Regulamento da Nacionalidade Portuguesa tem novas regras, que estão em vigor desde o início deste mês de julho, que tornam mais ágil e célebre o processo de atribuição da nacionalidade aos netos de portugueses residentes no estrangeiro.

Clarificar o que são os "laços de ligação efetiva à comunidade nacional", simplificar a prova de conhecimento da língua portuguesa e reduzir os casos em que é exigido o registo criminal, são as principais alterações, segundo resume o Expresso.

O número de estrangeiros que passou a ter nacionalidade portuguesa aumentou consideravelmente desde as alterações legislativas introduzidas em 2006, o que se traduziu em 402 mil novos cidadãos portugueses no espaço de dez anos, o que dá uma média por hora de cinco pedidos aceites, segundo dados citados pelo jornal.

De acordo com o MIPEX, para os imigrantes que vivem em Portugal a obtenção da nacionalidade permitiu-lhes alcançar um melhor emprego (42%), sentirem-se mais integrados na comunidade (32%) e prosseguirem os estudos ao nível superior (28%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta