Comentários: 0
Há sete universidades portuguesas entre as melhores do mundo (e duas no top 400)
GTRES

sete universidades portuguesas entre as melhores do mundo, sendo que duas delas, a do Porto e a de Lisboa, mantêm-se entre as 400 melhores da lista, embora com uma pontuação mais baixa.

Em causa està o QS World University Rankings de 2019, que foi divulgado esta quarta-feira (6 de junho). Na lista encontram-se, além das universidades do Porto e de Lisboa, a Nova de Lisboa, de Coimbra, de Aveiro, do Minho e a Católica Portuguesa de Lisboa. O ranking contempla as 1.000 melhores universidades de 85 países, contando com uma análise de mais de 4.500 instituições, escreve o Expresso.

A Universidade do Porto (328º lugar) e a Universidade de Lisboa (355º) são as duas que se mantêm entre as 400 melhores, apesar de terem descido algumas posições: ocupavam a 301ª e 305ª em 2018, respetivamente.

“As quedas registadas pelas instituições portuguesas ocorrem principalmente devido à deterioração da sua classificação no indicador de reputação entre empregadores”, explica a entidade responsável por este ranking. “O indicador de proporção de professores/alunos, que fornece informações sobre o tamanho das turmas nas universidades presentes nos rankings, fez cinco das sete universidades receberem uma pontuação mais baixa”, acrescenta, referindo que há nas universidades portuguesas, em média, 14 alunos por professor, um valor abaixo da média de 12 alunos por docente na Europa Ocidental.

De referir que os primeiros quatro lugares da lista são ocupados por instituições académicas dos EUA. A liderar o ranking mantém-se, pelo sétimo ano consecutivo, o MIT (Massachussetts Institute of Technology). A Universidade de Stanford e a de Harvard, por esta ordem, completam o pódio. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta