Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Novas notas de 100 e 200 euros começam a circular em maio

Gtres
Gtres
Autor: Redação

As novas notas de 100 e 200 euros vão começar a circular na Europa a partir de 28 de maio do próximo ano. Terão a mesma cor, serão mais pequenas e trazem novos elementos de segurança incorporados.

"Estas notas apresentam duas inovações na segurança no holograma satélite e no número esmeralda", disse o administrador do Banco de Portugal (BdP), Hélder Rosalino, à Lusa, durante a apresentação das novas notas, que decorreu no Carregado, concelho de Alenquer, distrito de Lisboa.

De acordo com o administrador, as notas são "extremamente seguras", porque tem sido "uma preocupação do Banco Central Europeu torná-las resistentes e resilientes à contrafação".

De referir que as novas notas terão menos cinco milímetros em altura comparativamente às atuais, ficando com o mesmo tamanho das de 50 euros. 

Como o BCE decidiu deixar de fazer notas de 500 euros a partir de finais deste ano e já não as inclui na série Europa, as novas notas de 100 e 200 euros são as últimas desta série. As notas de cinco, 10, 20 e 50 euros desta série começaram a circular em 2013, 2014, 2015 e 2017, respetivamente.