Em Portugal há mais carros “movidos” a gasóleo que gasolina, mas a diferença é muito reduzida. Segundo o Eurostat, que tem por base dados relativos a 2016, 54% dos veículos nacionais são “alimentados” a gasóleo e 45% a gasolina.
Como demonstra a imagem, Chipre é o país da UE onde há mais carros a gasolina (86%). Seguem-se na lista, por esta ordem, Finlândia (75%) e Hungria (70%). Em sentido inverso – os países onde há mais veículos “movidos” a gasóleo – encontram-se França (69%), Lituânia (65%) e Luxemburgo (64%).
As marcas de carros mais vendidas em Portugal são...
A Renault é a marca de automóveis mais vendida em Portugal, seguida da Peugeot e da Mercedez-Benz. Os dados da Associação Automóvel de Portugal mostram que foram vendidos 273.213 carros em 2018, mais 2,6% que no ano anterior. Trata-se de um mercado que está a crescer há seis anos seguidos, apesar de 2018 ter sido o ano de menor crescimento.
Consumo de carros elétricos é seis vezes mais barato que a gasolina
Ter um carro elétrico vale a pena? Se olharmos apenas para consumo, talvez. Fazer uma viagem de 100 km (entre Porto e Vila Real, por exemplo) num carro elétrico – com bateria carregada em casa – custa dois euros, sendo que a mesma distância percorrida com um motor a gasolina ronda os 12 euros, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).
Filhos de Pinto Balsemão fazem partilhas de participação na Impresa
Dez dias depois da morte de Francisco Pinto Balsemão, os seus cinco filhos decidiram dividir em partes iguais os 50,3% do capital da Impresa, dona da SIC e do Expresso. A informação foi enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), revelando ainda uma união entre herdeiros através de um acordo parassocial, o qual prevê a coordenação em “matérias estratégicas”.
Japão precisa de mão de obra estrangeira mas imigrantes são minoria
Na cidade japonesa de Toyota, a imigração tem sido essencial para sustentar a economia local, sobretudo no setor automóvel e nos cuidados a idosos. Trabalhadores estrangeiros garantem a produção e serviços que o mercado interno não consegue suprir devido ao envelhecimento populacional. Muitos destes trabalhadores alcançam estabilidade económica, mas continuam a enfrentar desafios sociais e discriminação cultural.
Marcelo marca eleições presidenciais para 18 de janeiro: eis os candidatos
Marcelo Rebelo de Sousa marcou oficialmente para domingo, 18 de janeiro de 2026, a realização das eleições presidenciais. A decisão foi publicada no Diário da República e confirmada no site oficial da Presidência da República. O Presidente da República já tinha dito vários vezes que estava inclinado a marcar as eleições presidenciais para esta data.
Economia portuguesa ganha ritmo e sobe 2,4% em termos homólogos
A economia portuguesa manteve o ritmo de crescimento no terceiro trimestre de 2025, com o Produto Interno Bruto (PIB) a subir 2,4% em volume face ao mesmo período do ano anterior, após uma variação de 1,8% no trimestre precedente. Este desempenho reflete uma melhoria das exportações de bens e serviços e uma ligeira desaceleração das importações, o que atenuou o contributo negativo da procura externa líquida.
BCE volta a manter juros inalterados – novas reduções só em 2026
A cautela é palavra de ordem num contexto macroeconómico ainda desafiante. A inflação na zona euro parece estar controlada em torno de 2%. Mas o clima geopolítico ainda está pesado, o crescimento económico europeu está quase estagnado, afetado pelo choque das tarifas de Trump e incerteza política em França. Todos estes fatores levaram o Banco Central Europeu (BCE) a manter as suas taxas de juro diretoras inalteradas esta quinta-feira, dia 30 de outubro, pela terceira vez consecutiva. N
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta