Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

O reinado da EDP Comercial no mercado livre de eletricidade à lupa

ERSE
ERSE
Autor: Redação

Em maio de 2019, o mercado liberalizado de eletricidade tinha perto de 5,16 milhões de clientes. Trata-se de um crescimento líquido de cerca de 14,2 mil clientes (0,3%) face a abril, o que representa um crescimento de aproximadamente 2,6% face ao mesmo mês do ano passado. A EDP Comercial continua a ser, de longe, a empresa com maior quota de mercado (79.7%), isto apesar do valor estar a descer há 17 meses consecutivos.

“Permanecem ainda no mercado regulado cerca de 1,09 milhões de consumidores, dos mais de seis milhões no total”, revelou esta sexta-feira (2 de agosto de 2019) a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Segundo a entidade, no que diz respeito “à intensidade de mudança de fornecedor de energia, o número de clientes que deixa a carteira do comercializador de último recurso (CUR) para a de um comercializador em mercado, continua a ser inferior (cerca de 16%) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado, consolidando a tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre”.

De referir que em maio 26.720 clientes passaram a ser fornecidos por um comercializador do mercado livre, dos quais 6.163 transitaram do mercado regulado e 20.557 entraram diretamente para as carteiras dos comercializadores em regime de mercado. Por oposição, 14.195 clientes optaram por sair daquele mercado.