Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cuidado... há mensagens "dos CTT" a chegar que são fraude

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

Se recebeste uma mensagem suspeita em nome dos CTT, tem cuidado porque poderás estar a ser alvo de uma tentativa de fraude. Desta vez, os consumidores são levados a acreditar que foram selecionados para um sorteio dos CTT, cujo objetivo é ter acesso aos seus dados privados.

O “link” enviado por SMS encaminha os utilizadores para um questionário em que no final é apresentada uma raspadinha da sorte, segundo explica o comunicado da Segurança Informática. A segunda raspadinha (de um total de 3) é aquela que fará o utilizador “cair” na tentativa de burla.

No final da página, "e como meio de fazer com que a vítima acredite que a campanha é indubitavelmente legítima, são apresentados alguns testemunhos falsos de utilizadores também eles falsos", pode ainda ler-se no comunicado.

O SMS que está a ser enviado / Via site Segurança Informática
O SMS que está a ser enviado / Via site Segurança Informática

Assim que responde às questões apresentadas através da landing page, é então disponibilizada uma página com as raspadinhas. E é depois de raspar a raspadinha da sorte que o utilizador irá ver o resultado, isto é, o “prémio”, um telemóvel Samsung Galaxy S9. Quando clica em “obtê-lo agora”, o utilizador seleciona o smartphone que iria receber, sendo direcionado para uma página final onde lhe são solicitados os dados pessoais que serão usados em futuras campanhas.

Quem detetar fraudes deste tipo deverá contactar as entidades competentes em Portugal, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança.

Etiquetas
CTTFraude