Os proprietários que pagam um Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 500 euros – e que não pagaram a totalidade da fatura em maio passado – têm até amanhã, 31 de agosto de 2019, para liquidar a segunda prestação ao Fisco. A última prestação tem data marcada para novembro.
O novo calendário do IMI em 2019 decorre das novas regras de pagamento do IMI que chegaram o com o Orçamento do Estado (OE2019) e deterninam que as primeira e segunda prestações do imposto deixariam de ser pagas em abril e julho para avançarem, respetivamente, para maio e agosto. Só a data de pagamento da última prestação é que se manteve inalterada: acontece em novembro.
Além das datas foram também alterados os valores limites das prestações. O teto da primeira tranche baixou, este ano, de 250 euros para 100 euros, sendo agora possível dividir em duas prestações qualquer valor superior a uma centena de euros e inferior a 500 euros. Mas esta não foi a única novidade. Pela primeira vez, os proprietários puderam pagar o imposto de uma só vez, em maio, mesmo que o valor excedesse os 100 euros da primeira prestação. Até agora, era obrigatório fazer o pagamento em prestações a partir desse patamar.
Recordamos os prazos de pagamento:
- Entre 100 e 500 euros: pagamento em duas prestações, em maio e novembro;
- Montantes superiores a 500 euros: pagamento em três prestações, nos meses de maio, agosto e novembro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta