Comentários: 0
450 mil proprietários pagaram totalidade do IMI em maio dando bónus antecipado às autarquias
Photo by Christian Dubovan on Unsplash

As regras do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mudaram este ano. Pela primeira vez, os proprietários puderam pagar o imposto na totalidade, em maio, mesmo que o valor excedesse os 100 euros da primeira prestação. De acordo com o Ministério das Finanças, houve 450.000 proprietários a optar pelo pagamento integral – permitindo aos municípios arrecadar cerca de 64 milhões antecipadamente.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) enviou este ano um total de 3.890.587 notas de pagamento de IMI das quais 2.930.026 correspondiam a valores superiores a 100 euros. Quando o IMI supera os 100 euros, a AT “desdobra” o seu pagamento por duas ou três prestações, se o valor oscilar entre os 100 e os 500 euros ou ultrapassar os 500 euros, respetivamente.

Este ano, pela primeira vez, os proprietários receberam na nota de liquidação da primeira prestação (paga em maio) uma referência para o pagamento integral do imposto e, segundo disse fonte oficial do Ministério das Finanças à Lusa, “cerca de 450 mil contribuintes optou por pagar integralmente o IMI”, algo que se “traduziu numa antecipação da receita entregue aos municípios em cerca de 64 milhões de euros”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta