Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Taxa de inflação em queda há três meses seguidos - deflação não acontecia desde 2015

INE
INE
Autor: Redação

A taxa de inflação em Portugal manteve-se este mês (setembro) em terreno negativo (-0,1%), o que já acontece pelo terceiro mês consecutivo. Quer isto dizer que os preços em Portugal caíram pelo terceiro mês consecutivo. 

“Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,1% em setembro de 2019 (taxa idêntica à registada em agosto)”, conclui o Instituto Nacional de Estatística (INE), salientando que os dados definitivos referentes ao IPC do mês de setembro serão publicados dia 10 de outubro.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,2% (valor idêntico ao do mês anterior). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -3,9% (em agosto, esta taxa foi -3,5%)”, lê-se no documento divulgado pela entidade.

INE
INE

Segundo o INE, “a variação mensal do IPC terá sido 1,1% (em agosto, o valor apurado foi -0,1% e em setembro de 2018 tinha sido 1,1%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,5%, taxa inferior em 0,1 ponto percentual (p.p.) ao registado no mês precedente”. 

De referir ainda que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,3% (-0,1% em agosto).