Já há vários casos conhecidos de figuras públicas que deram resultado positivo ao coronavírus.
Comentários: 0
EUA proíbem entrada de viajantes da Europa e Itália fecha comércios por causa do Covid-19
Creative commons

A pandemia do coronavírus está a contaminar as populações e a economia, a grande velocidade. O alastrar do surto está a desafiar os mercados e os Governos a tomarem medidas, numa tentativa de travar a propagação do novo vírus. Nos Estados Unidos, Donald Trump declarou que vão ser suspensos todos os voos vindos da Europa, com exceção do Reino Unido, durante 30 dias, e Itália fechou todo o comércio do país, exceto farmácias e serviços essenciais. Entretanto, o vírus começou a chegar a muitas "caras conhecidas".

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou na noite desta quarta-feira, 11 de março de 2020, que todo o comércio no país será temporariamente encerrado, nomeadamente bares e cafés, restaurantes, discotecas e todo o tipo de lojas, numa altura em que Itália já registou mais de 12.000 casos de infeção por coronavírus, e mais de 800 mortes – é o grande foco de preocupação na Europa, que obrigou o Governo a decretar a quarentena em todo o país. As exceções são as farmácias e parafarmácias e a venda de alimentos, incluindo supermercados e mercearias.

Do outro lado do oceano, Trump acenou com a proibição de entrada de viajantes da Europa, à excecção do Reino Unido, durante um mês. As restrições entram em vigor a partir desta sexta-feira, 13 de março de 2020, e serão reajustadas, depois, tendo em conta a evolução do surto em território europeu. “Estou confiante de que, continuando a tomar estas medidas difíceis, reduziremos significativamente a ameaça aos nossos cidadãos e derrotaremos este vírus de forma rápida”, disse Trump.

Bruxelas já veio condenar a decisão do Presidente norte-americano de suspender todos voos oriundos da Europa. “A crise do coronavírus é uma crise mundial e não se limita a qualquer continente. Por conseguinte, requer cooperação e não ações unilaterais”, afirmam a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, numa declaração conjunta divulgada nesta quinta-feira. “A União Europeia desaprova a decisão dos Estados Unidos da América de impor uma proibição de viajar que foi tomada unilateralmente e sem consulta”, referem ainda.

Em Portugal, o número de casos continua a aumentar. Subiu de 59 para 78 o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, esta quinta-feira, 12 de março de 2020, segundo dados divulgados pela Direção Geral da Saúde (DGS) - 69 deles estão internados e, os outros 9, estão em isolamento domiciliário. A maior incidência de casos continua a ser na zona norte do país, onde há 44 casos positivos.

Coronavírus chegou às “caras conhecidas”

O ator americano Tom Hanks e a sua mulher, a também atriz Rita Wilson, revelaram estar infetados com o novo coronavírus através de uma publicação no Twitter – estavam na Austrália quando começaram a sentir os primeiros sintomas. O surto também já chegou à NBA, que adiou por tempo indeterminado todos os jogos da época, depois de um teste positivo do jogador Rudy Gobert, dos Utah Jazz.

A pandemia também já se faz sentir no futebol. Entre jogos adiados ou à porta fechada, soube-se agora que um defesa da Juventus, Daniele Rugani, está infetado com Covid-19, segundo um comunicado do clube de Turim, divulgado na sua página oficial. A direção fez saber ainda que Cristiano Ronaldo deverá permanecer na Madeira, onde se encontra, a aguardar novos desenvolvimentos da situação. O Real Madrid também anunciou estar de quarentena e a liga espanhola suspensa.

Mas há mais nomes conhecidos a “dar positivo” ao vírus. A ministra da Igualdade de Espanha, Irene Montero, está infetada, e o vice-primeiro ministro e líder do Podemos, Pablo Iglesias, de quarentena, porque são casal. A notícia foi confimada em comunicado oficial pelo governo espanhol, que deverá começar a fazer testes ao Executivo.

Uma notícia de última hora do Obervador dá conta que a antiga líder do CDS, Assunção Cristas, vai ficar em casa em vigilância depois de ter estado com um amigo infetado com coronavírus. Cristas estava numa reunião da Câmara Municipal de Lisboa – que abandonou entretanto – quando foi informada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade