Comentários: 0
Pós-Covid: jovens mostram-se mais otimistas, mas preocupados com o emprego
Observador Cetelem

Os jovens portugueses parecem ter uma perceção única da situação do país, de acordo com o Observador Cetelem Consumo 2020, que analisou com mais detalhe as respostas dadas no último inquérito pelos portugueses entre os 18 e os 34 anos. No que respeita a situação do país, os que se encontram nesta faixa etária são os mais positivos (66%), sendo também estes que classificam melhor a sua situação pessoal.

No entanto, os jovens começam a revelar preocupações quanto a alguns aspetos do seu futuro. O que mais preocupa os jovens portugueses é o emprego (80%), mais assinalado entre os que têm 25 e 34 anos (85%) do que entre os dos 18 aos 24 anos (73%). De seguida, entre os mais jovens, as questões mais preocupantes são o sistema de ensino (72%) e o de saúde (67%). Já entre os que têm entre 25 e 34 anos, inverte-se a ordem, e a segunda preocupação é o sistema de saúde (70%) e o sistema de ensino (51%).

Preocupações da generalidade dos portugueses

No momento atual, os portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Consumo, enumeram como principais preocupações o sistema de saúde (74%), emprego (69%) e poder de compra (50%).

O sistema de saúde é a primeira preocupação nas faixas etárias dos 55 aos 64, e dos 65 aos 74 anos – ambas com 45%. Este tema é também partilhado nas regiões do Porto (49%) e em Lisboa (44%).

O emprego é igualmente tema de preocupação entre dos 45 aos 54 anos (35%), e mais assinalável entre os residentes na região Sul (37%). Também o poder de compra é especial motivo de preocupação entre os habitantes na região Centro (21%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade