Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal entre os países com melhor taxa de execução dos fundos comunitários

Via ECO
Via ECO
Autor: Redação

A Finlândia é o país europeu com melhor taxa de execução dos fundos comunitários, sendo seguida por Irlanda e Áustria, por esta ordem. Portugal surge no 6º lugar da lista, em ex-aequo com França e Estónia, mas as cinco nações que estão à frente têm envelopes financeiros inferiores a 5.000 milhões de euros. Portugal já executou 49% dos 25,85 mil milhões de euros do Portugal 2020.

“Portugal lidera destacado a tabela dos Estados membros da União Europeia (UE) com envelopes financeiros superiores a 7.000 milhões de euros”, disse fonte oficial do Ministério do Planeamento, citada pelo ECO. “No que respeita à taxa de compromisso, apenas a Hungria apresenta uma taxa superior à de Portugal, ficando, contudo, bastante abaixo relativamente à execução dos fundos”, acrescenta.

A Hungria, que tem um pacote de 25,01 mil mil milhões de euros, tem uma taxa de compromisso 103%, mas a execução da despesa elegível é de 41%. No topo do ranking surge a Finlândia com uma taxa de compromisso de 108%, mas este país nórdico tem um pacote de 3,78 mil milhões de euros, escreve a publicação.