Devolução de parte do IVA pago em consumos no setor do turismo, restauração e cultura visa estimular a economia.
Comentários: 0
Estado vai devolver 200 milhões de euros de IVA aos consumidores
idealista/news

O Governo já revelou que pretende devolver uma parte do valor do IVA pago pelos portugueses nos consumos no setor do turismo, restauração e cultura com o objetivo de estimular a economia. As contas do Executivo apontam para um valor a devolver aos consumidores na ordem dos 200 milhões de euros.

Em causa está um programa de devolução do IVA que integrará o Orçamento do Estado (OE) para 2021 e que foi apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, aos partidos e anunciado publicamente na cimeira do turismo organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que decorreu na semana passada.

Segundo o Pùblico, que cita um membro do Governo, este programa tem como objetivo “aumentar o rendimento das famílias, estimular o consumo interno e apoiar os três setores que têm sido muito afetados pela crise económica” provocada pela pandemia da Covid-19.

O programa permitirá que os consumidores que decidam aderir acumular durante um período, em princípio de três meses, o total do IVA que pagarem em consumos no setor da restauração, alojamento turístico e cultura. Terão depois outro período idêntico para gastarem esse crédito acumulado em consumos nestes setores. Será possível acumular o IVA dos consumos feitos apenas em restauração, por exemplo, e depois usá-lo em consumos de alojamento turístico ou de bens culturais, explica a publicação, acrescentando que o Executivo está a desenvolver uma aplicação em conjunto com a SIBS, que gere a rede multibanco, a qual permitirá que o programa de devolução do IVA funcione. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta