As incertezas e dificuldades trazidas pela pandemia vão limitar o orçamento disponível das famílias, revela um estudo da Deco.
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Black Friday e Natal: portugueses querem gastar menos dinheiro em compras
Imagem de Kevin Sanderson por Pixabay

Num “2020 de loucos”, os consumidores portugueses dão preferência às compras online mas, comparando com 2019, preveem reduzir as despesas na Black Friday e no Natal. Quem o diz é a Associação para a Defesa do Consumidor – Deco, que realizou um estudo sobre as tendências de compra para estas épocas e como é que os portugueses planeiam gerir os seus gastos. Em média, no período da Black Friday, antecipam gastar 180 euros, menos que no ano passado.

De acordo com o estudo da Deco, apenas 21% dos inquiridos contam fazer compras no período da Black Friday deste ano – celebra-se a 27 de novembro –  menos 20%, aproximadamente, face a 2019. No que ao Natal diz respeito, a história é outra, segundo a associação: 85% pretendem “salvar o espírito natalício das garras da pandemia”, oferecendo alguns presentes. No entanto, apesar de elevada, a percentagem também diminui relativamente a 2019, ano em que atingiu os 91%.

“Além disso, a maioria dos portugueses inquiridos pretende gastar menos na Black Friday, face a 2019. No entanto, no Natal, as percentagens dividem-se entre manter as despesas semelhantes às do ano anterior e diminuir os gastos. Regra geral, a tendência é para poupar”, diz a Deco.

Em média, na sexta-feira negra, os portugueses preveem gastar 180 euros - 53% dos inquiridos contam desembolsar até 100 euros, sendo que 29% pretende gastar mais de 200 euros. Já no Natal, a média do valor que os portugueses preveem gastar é maior: 264 euros (30% refere que irá gastar até 100 euros e 40% conta gastar mais de 200 euros).

Pandemia trava consumo

Questionados sobre até que ponto a crise da Covid-19 limita os hábitos de compra, três em cada cinco inquiridos sente alguma ou mesmo uma grande limitação no orçamento disponível para fazer compras na Black Friday, bem como na quantidade de produtos a comprar. Mais de metade (53%) considera que a pandemia veio limitar muito a compra em lojas físicas, segundo a Deco.

No entanto, os hábitos de consumo de Natal, na ótica dos portugueses que participaram no inquérito, ficam ainda mais comprometidos devido à pandemia. Como tal, 65% considera que o orçamento disponível para fazer compras é mais limitado e, aproximadamente, a mesma percentegem prevê que a quantidade de produtos a comprar tenha limitações. Quanto à compra em lojas físicas, 84% considera que a pandemia veio limitar a visita a estes espaços.

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