Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A Black Friday em Portugal em números

Este ano o dia dos descontos celebra-se a 27 de novembro.

Picodi
Picodi
Autor: Redação

A Black Friday tem atraído, com o passar dos anos, cada vez mais consumidores portugueses, que não ficam indiferentes à loucura dos preços baixos. Tendo em conta o aumento do interesse, as lojas prolongaram as suas promoções, que decorrem durante uma semana, a chamada Black Week: começam na segunda-feira anterior à Black Friday, que se celebra a 27 de novembro, e terminam na Cyber Monday (30 de novembro). Dados relativos ao ano passado mostram que três quartos dos portugueses (77%) participaram nas vendas da Black Friday.

Segundo a Picodi, nem todos os consumidores participaram nas vendas no dia da Black Friday. Metade dos consumidores fizeram compras na sexta-feira “negra”, 29% fizeram compras nos dias anteriores à efeméride e 31% aproveitaram as promoções no fim-de-semana após a Black Friday e que antecede a Cyber Monday.

No que diz respeito à satisfação dos clientes, a maioria (85%) ficou satisfeita ou bastante satisfeita com as vendas, 12% ficou bastante insatisfeita e 3% ficou insatisfeita.

Picodi
Picodi

Onde é que a Black Friday tem mais fãs? De acordo com a Picodi, a região onde o interesse em vendas da Black Friday mais aumentou entre 2016 e 2019 foi Almada, onde se verificou uma subida de 357%. Setúbal, com o aumento de 325%, e Braga, com um crescimento de 256%, completam o pódio, por esta ordem.

Picodi
Picodi

Em termos financeiros, os portugueses gastam, em média, 177 euros na Black Friday, sendo que os homens gastam muito mais que as mulheres: 221 euros vs 137 euros. Este ano, em comparação com 2019, quase metade dos inquiridos (41%) diz que planeia gastar mais enquanto 34% afirma que vai gastar uma quantia semelhante. Apenas 23% dos entrevistados prevê gastar menos.

Picodi
Picodi