As praias situadas em Portugal Continental têm capacidade para receber quase 850 mil pessoas.
Comentários: 0
Qual é a capacidade de cada praia neste verão? Estes são os limites para cada uma
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Já foi divulgada a lista com a lotação das praias para este verão. O documento foi publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e revela que, no total, as praias situadas em Portugal Continental têm capacidade para receber quase 850 mil pessoas. Note-se que este número não inclui as que se localizam nos Açores e na Madeira.

A lista provisória com a capacidade das praias em 2021 está em consulta informal até esta quarta-feira (dia 26 de maio). Se até à data não houver alterações na lotação por parte dos municípios, as listas passam a ser definitivas.

Nesta lista, são as praias da costa portuguesa que vão representar a maior fatia de lotação: 784.635 pessoas. As praias do interior podem acolher apenas 63.080 pessoas, segundo as contas do jornal Expresso. De Norte a Sul do território continental, estas são as praias com maior lotação:

  • Norte: praia com maior cacidade é a de Matosinhos, apresentando um areal com espaço para 8.300 pessoas;
  • Centro: destaca-se praia da Barra em Ílhavo com 11.800 lugares disponíveis no areal;
  • Tejo e Oeste: a Nazaré é a praia que pode receber mais banhistas - um total de 17.100. Esta é também a praia com a maior capacidade em Portugal Continental;
  • Alentejo: a maior lotação é a da praia Troia-Mar, em Grândola – 3.500 pessoas;
  • Algarve: Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, é a praia com maior capacidade para receber pessoas na região algarvia– um total de 14.800.

Pelo motivo oposto, destaca-se a praia da Marinha, em Lagoa (Algarve). Esta é a praia com menor capacidade em todo o território continental – apenas pode acolher 15 banhistas este verão. 

Para a APA, estes limites de capacidade são “um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação - ao cidadão e às autoridades - de modo a direcionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável”. Isto quer dizer que estes valores são o ponto de partida para sinalizar o estado de ocupação de cada praia que vai estar disponível na aplicação desenvolvida pela própria APA – a “Info praia”.

Recorde-se que à semelhança do ano passado, as praias vão ter bandeiras que vão indicar a respetiva lotação. Portanto, será verde quando a ocupação for baixa (até 50% da capacidade), amarela quando a ocupação for elevada (entre 50% até 90%) e vermelha quando for plena (isto é, superior a 90%). Note-se ainda que quem insistir frequentar uma praia com lotação em excesso poderá de ter de pagar uma multa, que pode variar entre os 50 e os 100 euros.

Para conhecer a capacidade máxima de cada praia, consulta as listas divulgadas pela APA organizadas por regiões:

Região Norte

Centro

Tejo e Oeste

Alentejo

Algarve

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta