Saldo poderá ser reembolsado na conta bancária dos consumidores ou descontado no ato da compra.
Comentários: 0
IVAucher termina hoje
Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay

O período para acumular saldo do programa IVAucher termina esta terça-feira, dia 31 de agosto de 2021. Isto quer dizer que hoje é o último dia em que é possível acumular o IVA gasto na restauração, alojamento e cultura. O saldo poderá ser usado entre outubro e dezembro e há agora a possibilidade de este ser reembolsado na conta bancária.

Foi a 1 de junho de 2021 que arrancou o IVAucher, uma medida que surgiu com o objetivo de estimular o consumo nos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, como a restauração, alojamento e cultura. Para que o saldo seja acumulado, note-se, é preciso pedir faturas com o número de contribuinte. E é possível consultá-lo na app e-Fatura ou no Portal das Finanças. O valor cresce à medida que as faturas vão sendo comunicadas ao Fisco. 

Encerrada a fase de acumulação do valor do IVA nestes setores, segue-se a próxima que vai decorrer ao longo do mês de setembro, na qual vão ser apurados os valores finais de cada contribuinte. Também está previsto o lançamento de uma aplicação para os consumidores e comerciantes, segundo o ECO.  

Será entre outubro e dezembro que o saldo do IVAucher vai ser disponibilizado para descontar até 50% nas compras realizadas no setor do turismo. Mas antes de o fazer primeiro é preciso aderir ao programa através de uma destas três plataformas: o Portal do IVAucher, a rede de clientes da SaltPay Portugal ou a aplicação que ficará disponível em setembro, refere o mesmo meio.

IVAucher acumula saldo na cultura
Imagem de silviarita por Pixabay

Saldo poderá ser reembolsado na conta bancária

Como poderás usar o saldo do IVAucher? Agora há uma nova forma: o valor do desconto vai ser reeembolsado na conta bancária do consumidor, ou seja, o contribuinte paga a fatura total e recebe o valor o desconto na sua conta.

Esta é uma nova solução de utilização do saldo do IVAucher que foi anunciada pelo ministério das Finanças esta segunda-feira, dia 30 de agosto de 2021. E foi criada com o propósito de tornar a utilização do saldo “mais universal e de facilitar o processo de adesão dos comerciantes ao programa”, já que vai permitir aos comerciantes manter os seus métodos de pagamento eletrónicos habituais, lê-se em comunicado. Esta nova solução desenvolvida em conjunto com a SaltPay vai integrar as instituições bancárias que operam no país.

"Os comerciantes mantêm ainda a opção de disponibilizar aos clientes os descontos decorrentes do IVAucher através da rede entidade operadora do sistema (SaltPay): TPAs, aplicação IVAucher e software de faturação", esclarece o mesmo documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta