
O regime de casa aberta não se aplicará apenas para efeitos de vacinação contra a Covid-19, será também adotado pelo Governo para agilizar os processos de renovação do cartão do cidadão e do passaporte, que estão muito atrasados, precisamente devido à pandemia.
Segundo o Público, a decisão de adotar este regime para desbloquear os referidos atrasos recebeu luz verde numa reunião realizada sexta-feira (17 de setembro de 2021).
Como funcionará o sistema?
Irá estar em funcionamento aos sábados, durante oito semanas, entre as 8h e as 22h, já a partir deste sábado (dia 25 de setembro). Desta forma, as pessoas podem dirigir-se aos 10 espaços onde o regime funcionará e, assim, levantarem ou pedirem a renovação do cartão do cidadão ou do passaporte.
Quais são os espaços?
Na região de Lisboa, estarão abertos os seguintes espaços:
- Loja do Cidadão das Laranjeiras;
- Loja do Cidadão do Saldanha;
- Loja do Cidadão de Marvila:
- Campus de Justiça;
- Loja do Cidadão de Odivelas.
Na região do Porto, estarão abertos os seguintes espaços:
- Loja do Cidadão do Porto;
- Loja do Cidadão de Vila Nova de Gaia.
De referir que este sistema também estará a funcionar em Coimbra, Braga e Faro.
200 mil cartões do cidadão por entregar
De acordo com a publicação, há cerca de 200 mil cartões do cidadão por entregar aos portadores, e o Governo estima que haverá mais de 400 mil cartões do cidadão a caducar até ao final do ano.
O Executivo, recorde-se, mantém a medida de prolongamento da validade até 31 de dezembro de 2021 dos cartões de cidadão que, entretanto, caduquem.
Para poder comentar deves entrar na tua conta