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Casa aberta para cartão do cidadão e passaporte? Sim, ao sábado

Regime irá funcionar aos sábados, durante oito semanas, entre as 8h e as 22h, em dez espaços, cinco dos quais na região de Lisboa.

Casa aberta para cartão do cidadão e passaporte
Portal Autenticação.gov.pt
Autor: Redação

O regime de casa aberta não se aplicará apenas para efeitos de vacinação contra a Covid-19, será também adotado pelo Governo para agilizar os processos de renovação do cartão do cidadão e do passaporte, que estão muito atrasados, precisamente devido à pandemia. 

Segundo o Público, a decisão de adotar este regime para desbloquear os referidos atrasos recebeu luz verde numa reunião realizada sexta-feira (17 de setembro de 2021). 

Como funcionará o sistema? 

Irá estar em funcionamento aos sábados, durante oito semanas, entre as 8h e as 22h, já a partir deste sábado (dia 25 de setembro). Desta forma, as pessoas podem dirigir-se aos 10 espaços onde o regime funcionará e, assim, levantarem ou pedirem a renovação do cartão do cidadão ou do passaporte.

Quais são os espaços? 

Na região de Lisboa, estarão abertos os seguintes espaços: 

  • Loja do Cidadão das Laranjeiras;
  • Loja do Cidadão do Saldanha;
  • Loja do Cidadão de Marvila:
  • Campus de Justiça; 
  • Loja do Cidadão de Odivelas.

Na região do Porto, estarão abertos os seguintes espaços: 

  • Loja do Cidadão do Porto;
  • Loja do Cidadão de Vila Nova de Gaia.

De referir que este sistema também estará a funcionar em Coimbra, Braga e Faro.

200 mil cartões do cidadão por entregar

De acordo com a publicação, há cerca de 200 mil cartões do cidadão por entregar aos portadores, e o Governo estima que haverá mais de 400 mil cartões do cidadão a caducar até ao final do ano.

O Executivo, recorde-se, mantém a medida de prolongamento da validade até 31 de dezembro de 2021 dos cartões de cidadão que, entretanto, caduquem.