Foi nas transferências bancárias que os valores médios mais subiram este ano, segundo dados do Banco de Portugal.
Comentários: 0
Comissões bancárias aumentam este ano
ECO

As comissões cobradas pelos bancos continuam a crescer, sendo que quase todos os serviços estão mais caros. A subida com maior impacto deu-se nas transferências de dinheiro, apesar de se terem registado avanços também nas manutenções da conta e nos levantamentos.

Segundo o ECO, que se apoia em dados do Banco de Portugal (BdP), em 2020, o custo de ter uma conta desceu em 1% para um valor médio de 57,60 euros anuais. Um cenário que não se verificou nos primeiros seis meses deste ano, visto que o valor médio desta comissão aumentou 2,67%.

No final de junho, e num universo de 108 instituições financeiras, o encargo médio cobrado aos clientes pelos bancos estava nos 59,14 euros por ano, sendo o mais habitual – a mediana – um custo de 62,40 euros. 

Comissões bancárias aumentam este ano
ECO

No que diz respeito aos levantamentos feitos ao balcão, o valor subiu, no primeiro semestre, 0,42%. Isto depois de ter disparado quase 20% no ano passado. O custo médio vai já nos 4,44 euros e o mediano nos 3.90 euros.

As transferências de dinheiro registaram o maior aumento generalizado dos encargos para os clientes: nas operações realizadas ao balcão, o valor médio subiu 1,28%, nas realizadas através da internet, no homebanking, dispararam ainda mais, 1,64%.

Comissões bancárias aumentam este ano
ECO

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade