Há profissionais que exibem resultados para serem valorizados, sem na verdade se esforçarem no trabalho. E há formas de detetar.
Comentários: 0
Produtividade no teletrabalho
Foto de Yan Krukov en Pexels

O teletrabalho veio para ficar. Agora, é atrás de um ecrã que a comunicação laboral acontece. E é através dele que o trabalho aparece feito. Mas nem sempre os profissionais que mais exibem o seu trabalho são os mais produtivos. Às vezes, cometem erros e deixam tarefas para trás, que acabam por subcarregar os colegas e criar mau ambiente de trabalho. A chave está mesmo em estar atento a estas situações.

A verdade é que há trabalhadores que forçam comportamentos ou traços de personalidade para conquistar feitos com pouco esforço – alguns têm até perfil de sociopatas e podem chegar aos cargos mais altos da empresa. E a forma como o conseguem pode variar, tal como se lê na revista espanhola S Moda do El País:

  • Conectam-se em horas chave para dar a sensação de estar sempre online;
  • Respondem a e-mails rapidamente para dar a sensação de que são eficientes, mas não oferecem soluções;
  • Oferecem ajuda quando as tarefas já estão resolvidas e/ou concluídas.

Este comportamento pode afetar – e muito – o ambiente de trabalho remoto. Isto porque os colegas podem começar a ficar desanimados por sentir que o trabalho desta pessoa está a ser valorizado sem ser merecido. E porque, muitas vezes, estes trabalhadores deixam tarefas incompletas ou erros pelo caminho e, por isso, acabam por sobrecarregar os colegas que se esforçam por corrigi-los.

Muitas vezes, os próprios chefes não estão cientes dos seus comportamentos nem da má influência que têm nos colegas, e acabam por elogiar e valorizar o seu trabalho. Mas a solução passa precisamente pelo líder da equipa, que deve estar atento e avaliar bem o trabalho de todos os profissionais, de forma a valorizar o trabalho de quem se esforça e penalizar – se for caso disso – de quem produz menos. Promover a comunicação na organização, focar a gestão de tarefas de cada trabalhador e realizar mais reuniões pode ajudar a detetar o problema e a resolver esta questão.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta