
Quando se trata de combater as mudanças climáticas, não se pode deixar de mencionar o papel de cada cidade na produção de poluição. E a verdade é que há metrópoles que contribuem mais para o aumento da poluição a nível mundial que outras. As cidades chinesas lideram o ranking das mais poluentes, sendo que Moscovo (Rússia) é, a nível europeu, a que produz mais poluição. Lisboa também consta na lista.
Segundo dados de um estudo da plataforma italiana de crowdfunding Ener2Crowd, os centros urbanos são geralmente responsáveis por 80% do consumo de energia e emissões.
A nível global, algumas das maiores cidades chinesas estão entre as que mais poluem, sendo a lista encabeçada por Handan, mas na tabela também constam as europeias Moscovo e Istambul (Turquia) e a norte-americana Nova Iorque, entre outras.
No caso concreto da Europa, a cidade que produz mais poluição é Moscovo, com 112 milhões de toneladas de CO2 equivalente libertadas na atmosfera todos os anos. Istambul, com 72,9 milhões de toneladas de CO2, e Frankfurt (Alemanha), com 46 milhões de toneladas de Co2, completam o pódio. Lisboa aparece na 18ª posição, com 4 milhões de toneladas de Co2.

Para poder comentar deves entrar na tua conta