Fernando Medina, ministro das Finanças, enalteceu o facto do nível do PIB ter recuperado para níveis pré-pandemia Covid-19.
Comentários: 0
PIB de Portugal é o que mais cresce na UE
INE

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal aumentou 11,9% no primeiro trimestre de 2022 face ao mesmo período do ano passado e 2,6% em comparação com o trimestre anterior, o quarto de 2021, segundo dados (estimados) divulgados esta sexta-feira (29 de abril de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Fernando Medina, ministro das Finanças, reagiu salientando que o nível do PIB se situa 3,1% acima do primeiro trimestre de 2019, tendo, por isso, recuperado para níveis pré-pandemia.

“O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 11,9% no primeiro trimestre de 2022 (5,9% no trimestre anterior). A evolução em termos homólogos reflete em parte um efeito de base dado que, em janeiro e fevereiro de 2021, estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica. O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou no primeiro trimestre, destacando-se o crescimento mais acentuado do consumo privado. O contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB também aumentou, verificando-se um abrandamento em volume das Importações de Bens e Serviços e uma ligeira aceleração das Exportações de Bens e Serviços, refletindo a recuperação da atividade turística. No primeiro trimestre de 2022, a perda nos termos de troca foi mais intensa que nos três trimestres precedentes, em resultado do crescimento pronunciado do deflator das importações”, lê-se no boletim do INE.

Segundo o gabinete de estatísticas nacional, na variação em cadeia, ou seja, no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o anterior, “o PIB aumentou 2,6% em volume (crescimento em cadeia de 1,7% no trimestre anterior), verificando-se um contributo mais positivo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, em parte motivada pela aceleração do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida se manteve ligeiramente positivo”. 

PIB português é o que mais cresce na UE

De acordo com estimativas do Eurostat – há dados disponíveis para 11 países da União Europeia (UE) –, o PIB de Portugal foi, de resto, o que mais cresceu nos primeiros três meses do ano. 

A Zona Euro viu a sua economia acelerar para os 5%, valor que compara com a subida de 0,2% do trimestre homólogo e de 4,7% dos últimos três meses de 2021. Já o crescimento do PIB da UE acelerou no primeiro trimestre do ano para os 5,2%, face os 0,4% homólogos e aos 4,9% do período anterior.

Medina enaltece subida do PIB para níveis pré-Covid-19

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse esta sexta-feira (29 de abril de 2022) no Parlamento, na abertura do segundo dia de debate na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que o nível do PIB se situa 3,1% acima do primeiro trimestre de 2019, tendo recuperado para níveis pré-pandemia.

“No primeiro trimestre deste ano, a economia cresceu um impressionante valor superior a 11% em termos homólogos e 2,6% face aos três meses anteriores. Isto faz com que este primeiro trimestre esteja já 3,1% acima do primeiro trimestre de 2019, recuperando para os níveis pré-pandemia”, referiu Medina, mostrando-se otimista para o futuro: “Temos sinais de que podemos legitimamente esperar a continuação desta dinâmica ao longo de 2022”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta