Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

PIB português em alta - é a economia com 5º maior crescimento da UE

PIB subiu 4,9% no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano – é a maior subida em cadeia da UE – e 15,5% em termos homólogos.

PIB português em alta no segundo trimestre
Eurostat
Autor: Redação

No segundo trimestre de 2021, o PIB português cresceu 4,9% face aos primeiros três meses do ano – foi o maior aumento em cadeia entre os países da União Europeia (UE) para os quais há dados – e 15,5% em termos homólogos, tendo esta sido a quinta maior subida registada, segundo dados divulgados esta terça-feira (17 de julho) pelo Eurostat. É, de resto, o maior crescimento homólogo desde pelo menos 1996.

Na variação em cadeia, o aumento do PIB em Portugal é bem superior ao verificado na média dos países da UE (1,9%) e da Zona Euro (2%), o mesmo acontecendo se for tida em conta a variação homóloga: a subida na UE foi de 13,2% e na Zona Euro de 13,6%.

De acordo com os dados do gabinete de estatísticas europeu, Portugal registou, entre abril e junho, a maior subida do PIB em cadeia, sendo que, no trimestre anterior, o país tinha tido a maior quebra da UE. O mesmo aconteceu na comparação homóloga, visto que o PIB português foi o segundo que mais caiu no primeiro trimestre. Ainda assim, a subida homóloga de 15,5% no segundo trimestre é a maior desde pelo menos 1996.