IVA é cobrado em todos os países da UE, sendo que a taxa geral varia entre os 27% aplicados na Hungria e os 17% no Luxemburgo.
Comentários: 0
IVA em Portugal e na UE
El Orden Mundial / Creative Commons BY-NC-ND

O Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) é um imposto aplicado às vendas ou prestações de serviços em Portugal, sendo pago pelo consumidor no momento em que paga pelo bem ou serviço prestado. É, de resto, uma taxa aplicada pelos vários Estados-membros da União Europeia (UE), sendo que varia de país para país.  

Apesar de Bruxelas estabelecer um mínimo de 15% para a taxa geral, sua aplicação depende, em última análise, de cada governo, havendo diferenças entre os 27% aplicados pela Hungria e os 17% aplicados pelo Luxemburgo.

Além da taxa de IVA geral, é permitida a criação de taxas reduzidas (mínimo de 5%) e de taxas especiais (super reduzida, zero ou intermédia). A conjugação de todas, tendo em conta o número de transações a que cada uma se aplica e as eventuais isenções, resulta na taxa de IVA efetiva.

De acordo com um relatório publicado pela Comissão Europeia, em referência ao exercício de 2019, a Espanha é o Estado-membro da UE com a taxa de IVA efetiva mais baixa (8,8%), encontrando-se a Croácia no topo da hierarquia (15,6%). Portugal ocupa o 18º lugar da lista, com uma taxa de IVA efetiva de 11,7%. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta