Banco Central da Suécia fez o maior aumento da taxa de juro em três décadas, para 1,75%.
Comentários: 0
Juros a subir (também) na Suécia: taxa diretora aumenta 1%
Photo by Oscar van Gend on Unsplash

A inflação alta está “a bater à porta” de todos os países e, claro, a deixar marcas na economia e a ter impacto no custo de vida das pessoas. O Banco Central da Suécia decidiu, à semelhança do que fez, por exemplo, o Banco Central Europeu (BCE), subir a taxa diretora em um ponto percentual. Trata-se de um aumento superior ao esperado pelos analistas, que anteviam uma subida já elevada, mas de 75 pontos base. O objetivo desta decisão passa por combater a inflação, a mais elevada no país em 30 anos.

Mais que duplicando a taxa diretora, no seguimento do que estão a fazer outros bancos centrais, o Riksbank fez o maior aumento de uma só vez desde que o objetivo de conter a inflação foi introduzido em 1993.

De recordar que a inflação na Suécia atingiu 9% no mês passado (um recorde desde 1991). "Está muito alta", sublinhou o banco central sueco em comunicado, salientando que “deverá continuar a aumentar até ao final do ano”. 

O banco central sueco tinha já aumentado a taxa diretora em 50 pontos base em junho e deverá voltar a fazê-lo nos próximos seis meses. Uma medida, de resto, idêntica à que será tomada pelo BCE, conforme já anunciou Christine Lagarde

A Suécia é membro da União Europeia desde 1995, mas não integra a Zona Euro.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta