Indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro, tendo o indicador de clima económico estabilizado, segundo o INE.
Comentários: 0
Confiança dos consumidores aumenta em Portugal
INE

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro de 2022, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, revelou esta segunda-feira (2 de janeiro de 2023) o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Já o indicador de clima económico estabilizou no último mês do ano, interrompendo nos últimos dois meses o movimento descendente iniciado em março de 2022.

“O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, tendo atingido em novembro o valor mais baixo desde abril de 2020, no início da pandemia. A evolução do indicador no último mês resultou do contributo positivo das perspetivas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar. Em sentido contrário, as perspetivas sobre a evolução futura da realização de compras importantes por parte das famílias registaram um contributo negativo significativo”, conclui o INE. 

Segundo a mesma fonte, em dezembro de 2022, o indicador de clima económico estabilizou, “interrompendo nos últimos dois meses o movimento descendente iniciado em março”. “Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora e do Comércio aumentaram relativamente a novembro, enquanto os indicadores da Construção e Obras Públicas e dos Serviços diminuíram”, lê-se no boletim do gabinete nacional de estatísticas. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta