Os dias de calor estão aí e já convidam a ir à praia. E a época balnear arranca em maio em várias localidades do país, como é o caso do concelho de Cascais. Por isso mesmo, importa saber quais são as praias que foram galardoadas com a Bandeira Azul em 2023. Contam-se um total de 394 praias com Bandeira Azul este ano, mais uma do que em 2022. E é a região Norte que reúne o maior número de praias com este selo de qualidade - um total de 87 - ultrapassando pela primeira vez o Algarve (85).
Ao contabilizar 394 praias com Bandeira Azul, distribuídas por 103 concelhos do continente e ilhas, Portugal poderá voltar a arrecadar a medalha do sexto lugar do ranking entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul. Este ano, os municípios de Coruche (Tejo) e Montemor-o-Velho (Centro) candidataram pela primeira vez as suas praias ao selo Bandeira Azul .
"De realçar, também, que a nível internacional Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito ao número de embarcações ecoturísticas galardoadas (21), assim como de praias do interior com Bandeira Azul (47)", aponta a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) em comunicado divulgado na quinta-feira, dia 27 de abril.
Seja nas férias, nos fins de semana ou nos feriados, importa saber onde estendemos a toalha. E para evitar problemas de saúde, o melhor mesmo é verificar se a praia que frequentamos tem o selo de qualidade e respeito pelo meio ambiente, o selo Bandeira Azul. Os dados da ABAE mostram que é a região Norte que tem maior número de praias com vão puder içar a Bandeira Azul em 2023, seguida do Algarve e do Tejo.
Assim se distribuem as 394 praias com bandeira azul pelas diferentes regiões do país, de acordo com os dados da ABAE:
- Norte: tem um total de 87 praias distribuídas por 15 concelhos (77 costeiras e 10 interiores). Nesta região, há 4 praias que foram galardoadas pela primeira vez com este selo, nomeadamente Merelim de São Paio, praia dos Beijinhos, Pedras de Agudela e Seca. E registou-se ainda a reentrada da praia Boa Nova para a lista.
- Centro: contabilizaram-se 47 praias com selo de qualidade (32 costeiras e 15 praias fluviais) dispersas por 23 concelhos. Há ainda três praias novas com Bandeira Azul nesta região (Esteiro de Ereira, Labrego e Cabedelo);
- Tejo: aqui há 76 praias que respeitam a natureza e a biodiversidade (62 na costa e 14 no interior), que se podem encontrar em 22 municípios. A praia de Sorraia recebeu pela primeira vez este símbolo de qualidade e a praia do Infante voltou a ter este carimbo;
- Alentejo: 39 praias foram contabilizadas, estando distribuídas por 12 concelhos. A maioria destas praias de Bandeira Azul localiza-se na costa alentejana (31).
- Algarve: possui 85 praias com Bandeira Azul em 2023 localizadas na costa algarvia (em 13 municípios).
- Açores: conta com 44 praias de qualidade junto ao mar em 2023, localizadas em 10 concelhos. E tem pela primeira vez a praia da Calheta da Maia com Bandeira Azul.
- Madeira: contabiliza 16 praias com Bandeira Azul, distribuídas por 8 concelhos.
Contas feitas, houve 9 praias que foram galardoadas pela primeira vez com este selo de qualidade e ainda 4 praias que voltaram a ter direito a içar a Bandeira Azul, somando um total de 13 novas praias. Por outro lado, houve 12 praias que saíram a lista entre 2022 e 2023, como foi o caso de Beliche, no Algarve ou Paço de Arcos, em Oeiras. A contaminação das águas e a erosão costeira estão pode detrás desta despromoção das praias.
Ainda assim, o saldo de praias com Bandeira Azul é positivo: há mais uma praia de qualidade em 2023 do que em 2022. Descobre se a tua praia preferida vai puder içar a Bandeira Azul este ano neste lista preparada pelo idealista/news.
Para poder comentar deves entrar na tua conta