Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito ao consumo

Últimas notícias sobre "Crédito ao consumo" publicadas em idealista.pt/news

Crédito ao consumo dispara: consumidores endividaram-se em 16,6 milhões por dia

No primeiro semestre de 2021, os consumidores contrataram 2,7 milhões de euros por dia em crédito ao consumo concedido só através de cartões de crédito e linhas a descoberto, num total de 501 milhões de euros. Na totalidade dos novos créditos ao consumo, os portugueses endividaram-se em 16,6 milhões de euros por dia, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Números mostram que as famílias estão a endividar-se mais, havendo mais agregados a recorrer a este tipo de empréstimos para pagar despesas.

Notícia sobre:

Empréstimos em moratória voltam a descer em maio e atingem 38,5 mil milhões

O montante de créditos em moratórias (públicas e privadas) voltou a descer em maio de 2021, atingindo 38,5 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal.

Notícia sobre:

Um terço dos sites de crédito ao consumo analisados por Bruxelas violam regras da UE

Cerca de um terço de 118 páginas online de crédito ao consumo analisadas pela Comissão Europeia (CE) violam as regras da União Europeia (UE) sobre direitos do consumidor, por falta de informação ou clareza sobre taxas e outras condições.

Notícia sobre:

Como aceder às moratórias privadas dos bancos para crédito à habitação e consumo

Os principais bancos a operar em Portugal chegaram a acordo para a definição de um modelo comum de moratórias privadas para crédito à habitação e consumo. Famílias em que alguém perdeu 20% dos rendimentos podem suspender prestações da casa e carro, por exemplo. Decidimos preparar um guia explicativo de perguntas e respostas sobre as condições de acesso a estas iniciativas privadas.

Notícia sobre:

Santander (também) vai dar moratória de 6 meses no crédito ao consumo e à habitação

O Santander juntou-se ao BPI e à Caixa Geral de Depósitos (CGD) na concessão de moratórias nos empréstimos às famílias e pequenas e médias empresas, para fazer face à crise provocada pelo surto do novo coronavírus. Em causa está uma moratória de 6 meses para o crédito ao consumo e à habitação e de 12 meses para as empresas.

Notícia sobre:

Regulador põe travão ao crédito às famílias: prazo máximo passa de dez para sete anos

Dois anos depois de ter anunciado medidas macroprudenciais para o crédito aos consumidores, e face aos “riscos observados no atual enquadramento”, o BdP decidiu introduzir novos limites para o crédito pessoal e evitar problemas futuros para bancos e clientes. O regulador recomenda uma redução da maturidade máxima das novas operações de 10 para 7 anos, à exceção da educação, saúde e energias renováveis. Estas alterações entram em vigor a partir de dia 1 de abril de 2020.

Notícia sobre: