Crédito ao consumo

Crédito ao consumo bate recordes em Portugal

O crédito ao consumo está a disparar em Portugal, conforme indicam os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP). Entre janeiro e agosto, as famílias pediram mais de 5,5 mil milhões de euros de crédito ao consumo, o que representa um aumento de 8,7% em comparação com os mesmos oito meses do ano passado. 
negociar créditos

Créditos consolidados: quais as vantagens e cuidados a ter?

Consolidar créditos pode ser uma solução eficaz para quem deseja simplificar as finanças, uma vez que permite ao consumidor ficar com uma única prestação, numa única instituição de crédito. No entanto, é crucial analisar os prós e contras antes de avançar, como o risco de prolongar a dívida ou aumentar o custo total a longo prazo. Entender os cuidados necessários a ter na negociação com os bancos é fundamental para evitar armadilhas e garantir que a consolidação de créditos traz, de facto, benefícios. Deixamos-te algumas dicas na Deco Alerta desta semana.
Crédito ao consumo em Portugal

Crédito ao consumo em alta – é usado para “tapar buracos no orçamento”

Em 2023, o novo crédito ao consumo bateu máximos desde o início da série, em 2012, tendo os bancos emprestado em crédito ao consumo, em fevereiro, 21.300 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP). Os economistas alertam para o facto de o aumento do crédito ao consumo estar relacionado com a subida da inflação, com a perda de poder de compra e com a necessidade de “tapar buracos no orçamento”.
Concessão de crédito ao consumo online

Concessão de crédito online com novas regras da UE desde domingo

A União Europeia (UE) tem, desde domingo (19 de novembro de 2023), novas regras em matéria de crédito ao consumo para salvaguardar que os consumidores são informados e podem pagar estes empréstimos, visando evitar os encargos excessivos e o sobre-endividamento. “A partir de agora, os consumidores q
crédito ao consumo

Da casa ao carro: crédito ao consumo recua para 633 milhões em junho

Desde créditos pessoais com finalidade “lar”, cartões de crédito ou crédito automóvel – o crédito ao consumo recuou no arranque do verão. Os bancos concederam 633 milhões de euros em empréstimos em junho, menos 6,9% do que em maio, segundo os dados que o Banco de Portugal (BdP). Face a período homólogo, trata-se de uma quebra de 3,8%.
Crédito ao consumo

Procura de crédito ao consumo dispara em maio: quanto?

A inflação e a subida dos juros no crédito habitação continuam a pressionar os orçamentos das famílias e a reduzir o poder de compra. E para ajudar na gestão de contas no imediato, há quem peça créditos ao consumo, como créditos pessoais e créditos automóvel.
Casas acessíveis no Porto

Porto quer crédito de 50 milhões para habitação acessível - e não só

A Câmara Municipal do Porto está a estudar os investimentos previstos no orçamento municipal para 2023. E para cobrir estes projetos no concelho da Invicta, a autarquia quer contratar um empréstimo de 50 milhões de euros. Entre estes investimentos está a construção de casas de renda acessível na freguesia de Lordelo do Ouro, por um montante de 15 milhões de euros.
Pedir crédito habitação

Comprar casa com financiamento a 100% com crédito pessoal? Os riscos

Hoje, só é possível pedir um crédito habitação em Portugal com financiamento máximo de 90%, dadas as limitações impostas em 2018 pelo Banco de Portugal (BdP). Mas, ainda assim, há quem contorne o sistema e consiga comprar uma casa 100% financiada pelos bancos. Como? Recorrendo ao crédito pessoal para pagar o valor da entrada. Mas este duplo financiamento bancário traz riscos acrescidos para as famílias, que assumem taxas de esforço mais elevadas.
Crédito ao consumo dispara: consumidores endividaram-se em 16,6 milhões por dia

Crédito ao consumo dispara: consumidores endividaram-se em 16,6 milhões por dia

No primeiro semestre de 2021, os consumidores contrataram 2,7 milhões de euros por dia em crédito ao consumo concedido só através de cartões de crédito e linhas a descoberto, num total de 501 milhões de euros. Na totalidade dos novos créditos ao consumo, os portugueses endividaram-se em 16,6 milhões de euros por dia, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Números mostram que as famílias estão a endividar-se mais, havendo mais agregados a recorrer a este tipo de empréstimos para pagar despesas.
Crédito malparado na habitação cai 148 milhões

Crédito malparado na habitação cai 148 milhões

O ‘stock’ de crédito malparado dos bancos portugueses recuou 492 milhões de euros (-2,9%) no primeiro trimestre deste ano face ao trimestre anterior, uma “diminuição menos intensa” do que no período homólogo de 2019, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
Como aceder às moratórias privadas dos bancos para crédito à habitação e consumo

Como aceder às moratórias privadas dos bancos para crédito à habitação e consumo

Os principais bancos a operar em Portugal chegaram a acordo para a definição de um modelo comum de moratórias privadas para crédito à habitação e consumo. Famílias em que alguém perdeu 20% dos rendimentos podem suspender prestações da casa e carro, por exemplo. Decidimos preparar um guia explicativo de perguntas e respostas sobre as condições de acesso a estas iniciativas privadas.
Regulador põe travão ao crédito às famílias: prazo máximo passa de dez para sete anos

Regulador põe travão ao crédito às famílias: prazo máximo passa de dez para sete anos

Dois anos depois de ter anunciado medidas macroprudenciais para o crédito aos consumidores, e face aos “riscos observados no atual enquadramento”, o BdP decidiu introduzir novos limites para o crédito pessoal e evitar problemas futuros para bancos e clientes. O regulador recomenda uma redução da maturidade máxima das novas operações de 10 para 7 anos, à exceção da educação, saúde e energias renováveis. Estas alterações entram em vigor a partir de dia 1 de abril de 2020.