A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou de 1,69% em julho para 1,81% em agosto, segundo o BdP.
Comentários: 0
Taxa de juro média dos novos depósitos a prazo em Portugal
Banco de Portugal

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou de 1,69% em julho para 1,81% em agosto, o valor mais alto desde abril de 2014, indicou esta quarta-feira (4 de outubro de 2023) o Banco de Portugal (BdP). Em causa está uma subida de 0,12 pontos percentuais (p.p) em termos mensais. 

Segundo o supervisor financeiro, em agosto, o montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares totalizou 8.091 milhões de euros, mais 480 milhões que no mês anterior

“A desagregação por prazo mostra que, em agosto, a remuneração média mais elevada se registou nos novos depósitos com prazo de um a dois anos: 2,10% (1,91% em julho). Os novos depósitos com prazo acima de dois anos apresentaram uma remuneração média de 2,08% (1,98% em julho), enquanto os novos depósitos com prazo até um ano, que representaram 87% dos novos depósitos a prazo, foram remunerados, em média, a 1,76% (1,66% em julho)”, lê-se na nota. 

O BdP revela, ainda, que no mês em análise a remuneração média dos novos depósitos com prazo acordado em Portugal era inferior à observada para a média da Zona Euro (3,03%), sendo a quinta mais baixa entre os países da moeda única. “Apesar da remuneração comparativamente baixa, os depósitos com prazo acordado representavam, em Portugal, 52% do total dos depósitos dos particulares, enquanto, na generalidade dos países, predominavam as responsabilidades à vista”, acrescenta. 

Relativamente às empresas, a entidade liderada por Mário Centeno adianta que, em agosto, a remuneração média dos novos depósitos a prazo foi de 2,90%, menos 0,06 p.p. que no mês anterior. 

“As novas operações de depósitos totalizaram 6.408 milhões de euros, menos 1.346 milhões que em julho, 99,2% dos quais foram aplicados em depósitos a prazo até um ano”, conclui o BdP. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar